Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Odontologia: entenda a área e descubra mais sobre o curso

curso-de-odontologia-450x236-2

 

Para se tornar um dentista, são necessários 5 anos de estudos universitários e até 9 anos para quem deseja se especializar mais, por exemplo, em ortodontia e várias outras especializações: muito parecido com a área de medicina, ao se tratar de residência em determinada especialização.

1º e 2º ano de odontologia: o básico do entendimento odontológico

O programa deste 1º ciclo abrange os conhecimentos fundamentais necessários para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca, dentes e mandíbulas: anatomia do dente, estudo sobre a cabeça e pescoço, estrutura e patologias infecciosas o dente, reconstrução e substituição dos dentes e fisiologia da cavidade oral.

Além disso, existem lições gerais de saúde, como higiene e prevenção ou imagens médicas. Durante o trabalho prático (simulação), os alunos desenvolvem suas habilidades manuais e aprendem a dominar o cuidado de todos os tipos de dentes e, se necessário, a substituir esses dentes por próteses.

Um estágio de enfermagem de 4 a 12 semanas permite que os alunos aprendam sobre técnicas de cuidados e primeiros socorros e descubram como uma equipe médica funciona. Segundo as universidades, também estão previstos estágios de observação odontológica.

Ufa, não é um estudo simples, você realmente tem que amar a odontologia para se enquadrar nos estudos puxados e realmente, quando se trata de corpo humano temos que redobrar os nossos cuidados, por mais que seja estética, ainda há muito risco em ter problemas de saúde e levar até a morte do paciente, então redobre sua atenção no curso.

3º e 5º ano de odontologia: a profissão em condições reais

Durante este 3º ciclo, as lições fundamentais são aprofundadas e complementadas por outros assuntos, como saúde pública odontológica, odontologia legal e anestesiologia.

Alguns exercícios práticos dão origem a simulações que permitem praticar dissecações em suportes sintéticos como: clareador dental, na realização de aparelhos ortodônticos, estéticos, etc.

Metade do tempo de treinamento ocorre em estágios, realizados principalmente no centro de atendimento ou nos serviços de odontologia do (centro hospitalar universitário) do qual a universidade recebe pacientes reais que estão em busca de um dentista mais em viável ao seu bolso e com qualidade claro, pois os alunos são guiados por dentistas chefes e muitas vezes são os próprios professores universitários.

Último ciclo: estágio em odontologia

No final do quinto ano, as práticas se tornam uma realidade e necessidade, é nesse ciclo que o aluno vai começar a mexer de fato em dentes reais dos pacientes e muitas vezes até no CAMPUS da própria Universidade.

Isso é seguido por aproximadamente 90% dos estudantes, ocorre em 1 ano e isso os preparam para o exercício da profissão. Para obter o (diploma – registro) do médico dentário, é necessário validar o ensino em prática.

Se você realmente ama a profissão, você irá amar todos esses processos para se tornar um médico dentista. A procura nos últimos anos para ser médico dentista está em crescente e com isso os preços dos cursos vem aumentado consequentemente, pode variar de R$2.500,00 a R$6.000,00, dependendo da universidade privada, claro.

Desejamos uma boa sorte em seus estudos e um sucesso promissor pela frente. Você vai amar! 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.