Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Está na hora de você conhecer tudo sobre o cuidado com os dentes

saude-bucal-educamundo-02-1

A melhor maneira de cuidar dos dentes corretamente é fazer a devida escovação 3 vezes ao dia, usar o fio dental da maneira correta e ir ao dentista regularmente para avaliar como está a sua saúde bucal. Além disso, cuidar a ingestão de certos alimentos e beliscadas entre as refeições podem ajudar a prevenir problemas nos dentes. 

Você se interessa em saber mais a respeito de como cuidar os dentes? Sabia que algumas medidas podem prevenir problemas da saúde bucal? Para atender às suas dúvidas e expectativas, trouxemos aqui um artigo falando tudo a respeito do cuidado com os dentes. 

A boca é uma parte muito importante do nosso organismo, por isso não podemos negligenciar os cuidados com ela.  Através dela falamos, mastigamos e respiramos. Ela possui um contato muito direto com o ambiente externo e, por isso, é a porta de entrada de muitas bactérias que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Assim, o cuidado com os dentes deve ser um hábito diário. 

Entendendo mais sobre o cuidado com os dentes

Se tivermos uma boa saúde bucal durante boa parte da vida não será preciso investir em tratamentos caros e dolorosos. Os cuidados devem se tornar um hábito diário, neles estão inclusos o fio dental e a correta escovação. Algumas etapas da vida merecem uma atenção redobrada, como é o caso da infância, do período de gestação para as mulheres e da velhice.

O fumo, o consumo de bebidas alcoólicas e a má alimentação estão diretamente relacionados a vários problemas dentários. Se você tem o costume de fazer o uso de cigarro, bebidas alcoólicas com frequência ou tem mais de 40 anos de idade, é importante observar se há algum tipo de lesão dentro da boca.

Nos momentos da escovação dos dentes é importante verificar se há presença de alguma lesão na boca, como por exemplo inchaço, caroço, manchas, feridas, regiões mais vermelhas ou placas esbranquiçadas. Essas lesões podem estar na língua, bochechas, céu da boca ou na garganta. Aftas e lesões pequenas são normais, porém é sempre bom ter cuidado, essas observações podem ajudar a prevenir algum problema mais sério, como câncer. Se ele for descoberto no início, a chance de cura é muito maior. Sempre que identificar alguma lesão, procure imediatamente um profissional da saúde.  

##lista_curso##

Conheça quais são os problemas mais comuns no cuidado com os dentes na infância

É muito importante ter cuidado com os dentes na infância, para que mais tarde na fase adulta, não seja necessário investir em longos tratamentos. Muitas crianças sentem medo de ir ao dentista, mas devem ser encorajadas pelos pais. A prevenção é sempre o melhor remédio, quando se trata de qualquer doença. Por isso é de extrema importância o cuidado com os dentes na infância

Realizar diariamente uma boa higiene nos dentes é a melhor forma de evitar vários problemas de saúde bucal. Muitas escolas hoje fazem campanha de escovação de dentes, levando profissionais da área para conversar com as crianças. Confira a baixos os principais problemas relacionados a saúde bucal:

  • Cáries: é a desintegração do dente, geralmente causada pela higiene inadequada, ingestão de açúcares ou por outras complicações em tratamentos de algumas doenças. Como prevenir cáries? O ideal é manter uma dieta equilibrada, evitando açúcares e realizar a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia junto do uso do fio dental.

  • Mau hálito: é causado por higiene bucal inadequada, gengivite, ingestão de alguns alimentos fortes, como alho e  cebola, alguns medicamentos, cigarro, doenças como câncer e diabete, problemas de saúde no fígado e nos rins.

  • Gengivite: é uma inflamação na gengiva ocasionada pela presença de placa bacteriana. Essas bactérias colonizam a cavidade da boca e dos dentes. Assim, ela estimula a formação de tártaro e cáries, além do desconforto na gengiva. Elas podem ser evitadas, por exemplo, com a escovação de dentes ou sabendo como usar fio dental corretamente.

  • Tártaro: se trata do endurecimento da placa bacteriana sobre os dentes. Ele pode ser evitado com o uso da escova de dente ideal e do fio dental.

É preciso ter muito cuidado com os dentes do bebê, pois eles ainda não possuem autonomia para cuidar sozinhos. 

Os dentes do bebê são muito delicados e frágeis, por isso, é preciso muito cuidado com os dentes do bebê. No primeiro ano de vida é recomendado que sejam limpos com o uso de uma gaze, posteriormente utilizando uma escova de dentes pequena e macia. Desde pequenas as crianças devem ser ensinadas a escovar corretamente os dentes e passar o fio dental.

- Z 

É muito importante ter cuidado com os dentes na gravidez

Dizem que as mulheres quando engravidam passam por mudanças signitifativas no corpo, como desejos novos, repugnação de certos alimentos, mais sonolencia ou ausência do sono, sensação de cansaço mais, entre outras. Nem todos sabem que é preciso ter cuidado com os dentes na gravidez, pois o corpo de uma mulher gestante passa por muitas mudanças físicas e hormonais, que podem afetar a sua saúde bucal. 

Nessa época, o corpo está se preparando para o desenvolvimento do bebê e isso afeta a saúde bucal da mãe. Pesquisadores apontaram para um grande número de infecções na gengiva durante o processo de gravidez. As mudanças hormonais facilitam o ataque de bactérias, por isso o cuidado com os dentes na gravidez deve ser redobrado.

 Durante certas fases da vida, há mais chances de aparecer cáries em restaurações próximo da raiz dos dentes. Assim, a escovação com flúor é obrigatória, junto do fio dental, que jamais deve substituir a escovação. Também, é importante consultar com o dentista para fazer um check up dos dentes, principalmente mulheres gestantes. 

##lista_vantagens##

Confira as dúvidas mais recorrentes, que tratam a respeito do cuidado com os dentes

  • Você sabe todos os cuidados que precisa ter com os dentes do bebê? Muitas pessoas procuram especialistas todos os anos para aprender como cuidar dos dentes de seus bebês. Não é nenhum bicho de sete cabeças, basta ter cuidado e os materiais corretos. Se a criança tem menos de três anos é indicado começar a limpeza com uma gaze e aos poucos ir trocando por uma escova pequena e macia.

  • É  muito importante entender como usar o fio dental da forma correta: o uso correto do fio dental pode ajudar a evitar cáries e demais problemas presentes na cavidade bucal, por isso seu uso é muito importante, junto da escovação. É preciso passar o fio dental entre os dentes pressionando-os, para retirar o tártaro e o excesso de resíduos.

  • Entenda melhor como escolher a escova de dentes ideal para você: muitas pessoas ainda não sabem o que levar em consideração na hora de comprar uma nova escova de dentes. É preciso analisar o tamanho da boca e se há algum problema de saúde bucal, como gengivite ou sensibilidade nos dentes. Há vários tipos de escova no mercado, é preciso encontrar a ideal para você.

  • Confira todas as nossas dicas de como prevenir cáries nos dentes: cáries são placas bacterianas que ficam presas nos dentes por causa de vários fatores. A melhor maneira de evitá-las é com a escovação correta e o uso do fio dental. Além disso, evitar certos alimentos ricos em açúcares e carboidratos ajuda na prevenção. Além disso, é sempre bom consultar com o seu dentista regularmente, para avaliar como está sua saúde bucal. 

Venha conhecer o portal do Educamundo!

Gostou do texto? Tem interesse em saber mais sobre o cuidado com os dentes? É possível aprender sobre isso e muito mais a respeito de saúde bucal com o Curso Online Auxiliar em saúde Bucal.

O Educamundo conhece o que é melhor para a sua formação, contando com diversos cursos online, ministrados pelos melhores profissionais do mercado, tudo para que você tenha uma excelente formação, principalmente na área da saúde.

Nossos cursos online com certificado são muito procurados, pela excelente qualidade, você aprende de uma maneira fácil e prazerosa. Afinal, estudar também é diversão. Você pode ter acesso à diversos cursos por um valor de {preco_matricula} ao ano, dentro do Pacote Master. Venha fazer a sua inscrição agora mesmo. 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.