Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Saiba tudo sobre a importância da correção de texto e gêneros textuais

revisao-texto-educamundo-02-1

Revisão de texto é a análise em um material escrito, para a verificação de coesão e coerência textual, clareza e aplicação de ortografia e gramática de forma corretas. A correção de texto faz os ajustes necessários para adequá-lo tanto à norma padrão da Língua Portuguesa quanto à sua formatação.

A leitura e a escrita estão cada vez mais presentes na nossa vida, através de livros, artigos acadêmicos ou de uma conversa informal nas mídias sociais. Consequentemente, é necessário que se tenha profissionais responsáveis pela correção de texto.

Se você trabalha em uma área que exige a redação de relatórios, pautas ou, até mesmo, elaboração de atividades, sabe como pode ser difícil pode ser se expressar sem cometer nenhum erro ortográfico ou de organização do texto. É preciso ter domínio da língua, para entender a concordãncia nominal e verbal, a ordem de uma frase, etc. 

Com a prática, o dominio e a compreensão da língua melhoram. Uma boa opção para buscar aprimoramento nessa área é estudar nossos cursos online. Eles abordam o tema para você estudar e aprimorar a sua escrita.

O curso de revisão de texto é um ótimo aliado para você aprender mais sobre como redigir uma redação de qualidade, apontando os erros mais comuns e oferecendo dicas para melhorar sua escrita.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, cerca de 81% dos leitores têm acesso à internet e incorporam o uso de tecnologias no seu hábito de ler e de viver em geral. Ou seja, a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida e está afetando a forma com a qual lemos, comunicamos e escrevemos.

Se você quer saber mais sobre a correção de texto, os nossos cursos a distância podem lhe ajudar a melhorar sua escrita. Continue lendo o nosso post!

A correção de texto nos gêneros digitais

Como falamos anteriormente, o uso das tecnologias, como computadores e Internet, teve uma grande importância no modo com que nos comunicamos e popularizamos a escrita. Hoje em dia, a grande maioria das pessoas tem a escrita como parte do cotidiano, seja para redigir um e-mail, um memorando ou uma mensagem no celular.

A comunicação em geral pode ser feita de várias formas, afinal, você escreverá um texto para seu chefe de forma diferente do que escreveria para seu amigo. Sendo assim, temos as situações de comunicação e os chamados gêneros textuais.

Se você quer saber mais sobre as formas de comunicação, estude o nosso curso online que discute o uso da arte como meio de comunicação, a história da comunicação e a comunicação visual, o Curso Online Formas de Comunicação.

Existem inúmeros gêneros textuais e eles estão sempre se modificando, de acordo com a nossa realidade e as nossas necessidades. Trataremos, portanto, dos gêneros digitais, que são, como o nome já sugere, apenas os gêneros que envolvem as tecnologias.

Apesar de um e-mail ter uma estrutura similar à da carta, a forma como ele é escrito é diferente, já que, para escrevê-lo, não é necessário papel, caneta, envelope, correio. Os gêneros digitais também podem ser encontrados em sites de notícias, blogs, receitas online e redes sociais.

Como falamos anteriormente, escrever é uma habilidade que precisa ser treinada. O nosso portal oferece um de seus cursos online com certificado para lhe auxiliar a se capacitar e aprimorar seus conhecimentos, o Curso Online Técnicas de Redação.

Também não se esqueça do nosso Curso Online Revisão de Texto que discute, com mais detalhes, os gêneros textuais e os erros mais comuns cometidos durante a redação de um texto. Além disso, este curso oferece dicas para você atualizar seus conhecimentos.

Além desse curso online, nosso portal disponibiliza muitos outros na área da comunicação em geral e cursos que lhe ajudarão a melhorar sua escrita. Todos os cursos são oferecidos como cursos online a distância, para que você estude da maneira que mais combinar com seu estilo de vida.

Um texto disponibilizado na internet precisa passar por uma correção de texto, para corrigir as incoerências textuais através da correção ortográfica e de pontuação.

A revisão de texto deve ser feita com atenção, pois ela está muito além de apenas correção gramatical, ortográfica e pontuação. O revisor de texto deve estar sempre atento aos detalhes, para conseguir uma revisão de qualidade que satisfaça o cliente.

A formatação dos gêneros textuais digitais, normalmente, é um pouco diferente, pois ela prioriza parágrafos curtos e concisos. Além disso, os textos digitais nos dão a grande vantagem de poder fazer lincagens externas e internas, direcionando uma informação de um local da internet a outro.

O papel do revisor é estar atento no que diz respeito à formatação do texto, à adequação do conteúdo quanto à coesão, coerência, links válidos e acessíveis, etc. O revisor precisa se atualizar para conseguir revisar adequadamente os gêneros textuais digitais.

O curso de revisão de texto apresenta mais detalhes sobre  a atualização dos revisores que precisam atender às novas formas de comunicação. E o nosso Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical lhe oferece mais dicas para criar e revisar textos, garantindo um trabalho completo, sem complicações.

Redação e revisão organizacional

O que todos buscam é uma redação clara, coerente, coesa e livre de erros. Atingir esse nível de escrita não é fácil, pois é necessário estar atento para perceber as falhas. A revisão textual deve ajustar a formatação do texto, de acordo com o gênero textual, e à correção ortográfica e pontuação.

Para receber mais informações sobre revisão de textos, não esqueça de se inscrever no nosso Curso Online Revisão de Texto. Confira, a seguir, algumas dicas para você desenvolver a habilidade de redação dentro da sua empresa.

É necessário ser objetivo e seguro para produzir um texto elegante, sólido e compreensível. É importante evitar a utilização de expressões agressivas como, por exemplo, mandar um e-mail para uma empresa parceira, utilizando os termos “pela terceira vez estou encaminhando o conteúdo”. Isso é deselegante e pode gerar um conflito.

Além disso, é importante estar atento às formas de tratamento, ou seja, é preciso utilizá-las adequadamente ao se dirigir a um amigo, parente, autoridade pública, organizações. Não se deve, por exemplo, utilizar o "tu" no lugar de "senhor" ao redigir um documento para uma autoridade pública.

Outro problema que tende a acontecer em uma redação é o uso excessivo de argumentos repetidos. A leitura desse tipo de texto se torna exaustiva e não consegue chamar a atenção do leitor. 

Esse deve ser o papel do revisor: ler o texto e orientar o autor acerca da melhor forma para se escrever bem, de forma clara e objetiva. Então seja você um redator ou um revisor, esteja atento a alguns elementos que tendem a aparecer nos textos, como chavões, coloquialismos e jargões.

Correção de texto

Chavões

Apesar de não ser uma palavra muito utilizada, os chavões querem dizer exatamente isso, palavras que são muito repetidas e que já se tornaramlugar-comum. Como o clássico “luz no fim do túnel”, “caixinha de surpresas”, entre outras.

Apesar de serem expressões válidas, normalmente, elas tiram a autenticidade do seu texto. Existe um meio mais clichê de começar um comunicado do que “Vimos por meio deste”? Devemos sempre ter cuidado, tanto como redator quanto como revisor, para fazermos um texto único e genuíno.

Coloquialismo

O coloquialismo é muito utilizado dentro das nossas comunicações verbais, como utilizar um “né” e até mesmo conjugar os verbos de forma incorreta. Os textos, normalmente, não devem ter esse tipo de informalidade, pois devem ser escritos de acordo com a norma culta da nossa língua.

Mas, isso não que dizer que você precisa utilizar pronomes de tratamento obsoletos e palavras que ninguém conhece. Um texto pode ser escrito de forma correta, sem coloquialismo e, mesmo assim, ser de fácil leitura.

Jargões

O jargão é a linguagem própria de um determinado grupo. Por exemplo, você já deve ter ido em um médico que lhe deu um diagnóstico que apenas ele compreendia, sendo necessário questioná-lo.

O uso de jargões dentro de um texto pode limitar a compreensão do público e, por isso, é interessante evitá-lo.

A elaboração de um texto não depende apenas dessas dicas, mas também do próprio conteúdo e da estrutura do gênero textual utilizado. Não se deve elaborar um artigo de opinião no formato de um poema, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre como elaborar uma boa redação, o nosso portal oferece um ótimo curso online que discute a elaboração de comunicados, o Curso Online Redação Oficial.

Para ajudar com a correção de textos:

  • Como fazer correção de texto no Word? O editor de textos da Microsoft tem a opção “Revisão” em uma de suas abas. Ao clicar, você escolhe “Ortografia e Gramática”.
  • Como fazer correção de texto online? Há algumas ferramentas de revisão de textos disponíveis na internet e que podem servir como apoio à correção de textos, basta pesquisar em um buscador.
  • Onde fazer um curso de revisão de texto? Aposte fortemente no Curso Online Revisão de Texto do Educamundo, fique por dentro das melhores técnicas e práticas de correção e se torne um excelente revisor.

Os gêneros textuais na escola

Torna-se cada vez mais importante estudarmos os gêneros textuais na escola, uma vez que eles são utilizados em nosso dia a dia. Por isso, é preciso que os alunos consigam compreendê-los, para se comunicarem adequadamente o mais cedo possível.

Porém, como já falamos, existem muitos gêneros textuais, sendo necessário ao professor conhecer cada um deles, para fazer um recorte e selecionar um gênero determinado. Trabalhar todos os gêneros, simultaneamente, pode confundir o aluno. Além disso, o gênero escolhido deve ter uma razão pedagógica.

Se você é um professor de ensino fundamental e quer se atualizar, temos ótimos cursos online com certificado. Eles podem lhe ajudar a compreender melhor seu papel na sala de aula e até mesmo o papel das novas metodologias. Então, não deixe de fazer o nosso Curso Online Metodologias de Ensino para Professores do Ensino Fundamental.

O gênero textual deve ter significado para o aluno, ou seja, ele deve transmitir um conhecimento aplicado ao seu dia a dia. Sendo assim, é preciso que o aluno discuta em sala de aula a importância do gênero textual, para poder aplicá-lo adequadamente. O professor deve compreender o funcionamento dos gêneros textuais, afinal, é necessário avaliar e debater seu formato e características com seus alunos. 

O Educamundo compreende a importância do professor para a formação de um adulto preparado para o mundo de trabalho, que consegue se comunicar e se expressar de forma clara e objetiva. Por isso, ele oferece cursos online para você aprimorar e buscar novos conhecimentos.

O nosso portal é conhecido nacionalmente por oferecer ótimos cursos a distância por apenas {preco_matricula} por ano. Ou seja, você faz um pequeno investimento e aproveita todos os cursos online com certificado do nosso Pacote Master!

Qual o papel do professor enquanto revisor de texto?

O professor desempenha um grande papel na correção dos textos elaborados pelos alunos. Mas como a correção de texto deve acontecer para ser realmente proveitosa para os alunos? Primeiramente, é preciso pensar na forma com que a proposta do texto é ofertada para o aluno.

João Wanderley Geraldi, no livro O texto na sala de aula, ressalta que é necessário ao professor buscar temas interessantes para os alunos, ao contrário do que normalmente é feito. A consequência de o aluno não se interessar pela redação está no fato de que ele também não se interessará pela correção, seja ela de coerência, coesão ou até mesmo correção ortográfica e pontuação.

Se o aluno não se atentar à revisão do texto, ele não saberá quais são suas falhas, o que ele pode melhorar e se o seu texto cumpriu com o objetivo proposto. É fundamental ao aluno buscar conhecimento através da sua redação e não apenas a nota.

Quando o aluno compreender a importância da comunicação, através da escrita ou até mesmo da oralidade, a construção do conhecimento será efetivada, pois ele buscará novas palavras, novos significados, pesquisará o uso da pontuação, etc.

O papel do professor como revisor é apresentar ao aluno um momento de reflexão na sala de aula sobre o processo da escrita e da correção de textos, apresentando, por exemplo, uma forma mais eficiente de se escrever. 

É necessário ao aluno entender que o professor não está lá apenas para avaliá-lo, mas sim para acompanhá-lo durante todo o processo de ensino, para que juntos consigam melhorar sua escrita. O Educamundo admira muito o papel do professor e sabe como é desafiador esta profissão e, por isso, disponibiliza ótimos cursos online para se aperfeiçoar sempre.

O nosso curso de revisão de texto discute o papel do professor como revisor e aborda os gêneros textuais e sua importância, trazendo informações sobre o funcionamento da redação de textos em geral.

5 dicas de como fazer revisão de texto:

  • Evite o uso de gírias ou expressões populares, elas empobrecem o texto;
  • Atenção aos parônimos, homófonos, homônimos etc. Exemplo: “colocar em cheque” e “colocar em xeque”. O primeiro significa colocar algo na ordem de pagamento, no papel, enquanto o segundo significa “deixar sem saída”;
  • Não deposite toda sua confiança nos corretores automáticos. Eles servem como apoio, mas deixam passar muitos erros de gramática e digitação;
  • Dê um tempo entre uma leitura e outra. Ao voltar com a mente descansada, conseguirá ver coisas que estavam passando batidas;
  • Amplie a fonte: parece brincadeira, mais usar uma fonte maior facilita que você identifique um espaço duplo, a falta de uma letra etc.

Inscreva-se no nosso portal e comece agora mesmo a desfrutar das vantagens que apenas o Educamundo oferece!

Se você gostou do nosso post, não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos. Também não deixe de fazer o nosso Curso Online Revisão de Texto.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.