Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Saiba tudo sobre a profissão de assistente da contabilidade moderna

Assistente-Contabil-Educamundo4-1-1

Contabilidade é a área que estuda as variações patrimoniais, tanto as quantitativas quanto as qualitativas. Atualmente, a contabilidade moderna tem passado por muitas alterações, e oferece, inclusive, elementos essenciais para a tomada de decisões nas organizações.

Muito se fala nos desafios da Contabilidade nos últimos anos – você sabe quais são, qual sua importância para as organizações e sociedade e quais impactos causa nas profissões contábeis? Nosso artigo de hoje fala sobre isso!

Aprimorar as habilidades e qualificar-se continuamente é essencial a quem quer crescer na carreira e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo.

Não há espaço para quem se qualificou em determinada área e estagnou, não buscou formas de evoluir junto com a sua área de formação. Também não há espaço para a desculpa de que não tem tempo, pois hoje se pode estudar de qualquer lugar e a qualquer momento. O ensino a distância se encaixa nas mais complicadas agendas.

Contabilidade moderna: a área contábil em constante mudança

A área contábil cresceu muito nos últimos anos e a contabilidade moderna criou uma demanda por bons profissionais – de formação de nível superior, técnico e médio.

Alguns fatores influenciaram ainda mais a importância dessa área (e continuarão influenciando): mudanças na legislação, alterações nas leis trabalhistas, obrigatoriedade do eSocial para todos os tipos de empresas e a convergência às normais internacionais de contabilidade, por exemplo.

Algumas dessas mudanças já entraram em vigor, outras entram em 2018 e 2019, como o eSocial empresas e as alterações na contabilidade para entidades cooperativas.

Já a conversão das normas nacionais para internacionais vai se estender ainda por alguns anos, a previsão é de que vá até 2022. Sabe o que isso significa? Atualização contínua, estar sempre se informando e estudando, reciclando os conhecimentos e se firmando como um profissional compromissado e engajado.

Para saber mais sobre esses temas, temos duas excelentes dicas de leitura para você:

eSocial empresas: o recente desafio na função do assistente contábil

As normas internacionais de contabilidade e as profissões contábeis

##lista_curso##

O assistente e as práticas contábeis

Os assistentes são peças-chave de qualquer organização. São eles que fazem a parte operacional funcionar e que dão todo o suporte necessário ao setor. Estão entre suas principais funções:

  • Controlar e elaborar relatórios e planilhas de contabilidade;
  • Fazer a classificação de despesas e registro de documentos;
  • Acompanhar as leis trabalhistas;
  • Analisar contas patrimoniais;
  • Fazer a classificação contábil de documentos; entre muitas outras.

Práticas contábeis como cálculo de impostos e preenchimento de guias de recolhimento serão todas feitas via eSocial, pois o novo programa de informações implantado pelo governo federal fará o cálculo dos impostos e emitirá as guias.

O assistente contábil e a Contabilidade Pública

A contabilidade Aplicada ao Setor Público, conhecida como CASP ou somente Contabilidade Pública, é a ciência utilizada para fazer a gestão de processos responsáveis por gerar informações contábeis relacionadas ao patrimônio de entidades adminib stradas pelo setor público.

A principal responsabilidade da CASP é proporcionar aos usuários as informações em relação aos resultados obtidos e a situação econômica, financeira, orçamentária e física do patrimônio ou empresa pública.

Essa prestação de informações é responsável por dar suporte para que o controle social possa ser administrado de forma que qualquer tomada de decisão do setor público possa estar de acordo com a situação financeira atualizada.

Para trabalhar nessa área, o ingresso é via concurso público. A função de assistente contábil pode ter outra nomenclatura, como de agente contábil. A contabilidade pública também está se atualizando. A partir de 2017 a harmonização das normas nacionais às internacionais passaram a vigorar para esse segmento.

Aliás, a nomenclatura de cargos é algo meio confuso no mundo corporativo, principalmente quando envolve “assistente ou auxiliar”. Esta leitura aborda essa pauta e pode ser bastante esclarecedora: Assistente ou auxiliar contábil? Qual a diferença entre as funções?

O perfil de assistente administrativo contábil

Há um perfil de assistente administrativo contábil específico? Bem, primeiro, aproveitando que falamos em nomenclatura, “administrativo contábil” é outra denominação que vemos bastante por aí.

Segundo, não há um perfil específico, mas há o conceito de perfil contemporâneo, ou seja, um profissional ligado nas tendências do mundo do trabalho e atualizado em seu campo de atuação.

Isso faz toda a diferença em um currículo. Aliás, exemplos de currículos perfeitos são aqueles recheados de experiências e competências que mostram que o profissional se preocupa em não ficar parado no tempo.

Aproveitando que o tema tem bastante relevância, uma vez que o currículo pode ser a chave de entrada para aquela vaga tão pretendida, sugerimos esta leitura: Exemplos de currículos para assistente contábil: saiba como criar um.

##lista_vantagens##

Você sabia?

As rotinas de um escritório de contabilidade

Os processos rotineiros estão relacionados a quatro diferentes setores:

Escrita fiscal

As operações contábeis iniciam aqui. É onde são registradas as notas fiscais de entrada e saída e onde os livros caixas são preparados.

Protocolo

Base de cada processo contábil, é onde são identificados e organizados os documentos que ficam sob a responsabilidade do escritório de contabilidade. É esse setor que os distribui aos demais departamentos.

Departamento pessoal

É no DP que são registrados os funcionários, assim como todo o seu percurso na empresa – sob a perspectiva burocrática – e onde acontece sua rescisão contratual.

Departamento contábil

A consolidação de todas as informações contábeis acontece nesse setor. Aqui podem ser, inclusive, inseridas novas informações aos relatórios. É o departamento contábil que apresenta as tributações ao administrador da empresa.

Qualifique-se no Educamundo e se destaque como assistente contábil

Ao fazer o Curso Online Assistente Contábil você adquire competências necessárias para se destacar nessa função.

Além desse, o portal tem várias outras opções em cursos online com certificado (opcional) relacionados à Contabilidade.

Você investe uma taxa única de {preco_matricula} e assina o Pacote Master, com mais de 1.200 opções em cursos online. Durante um ano todo você pode fazer qualquer um desses cursos disponíveis no Pacote.

Inscreva-se no portal e comece já a sua trajetória na área contábil – ou atualize-se com conteúdos sólidos e relevantes à sua carreira. Boa sorte!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.