Muitos estudantes acreditam que estudar a distância é extremamente vantajoso. Afinal, não é necessário enfrentar o transporte público, gastar com alimentação, acordar cedo ou chegar muito tarde em casa por conta da faculdade presencial. 

No entanto, é importante mencionar que o Educação a Distância (EAD), não é tão simples como parece. Na verdade, é fundamental que o estudante esteja preparado para lidar com diversas situações, como a falta de conexão com a internet ou momentos de distração. 

Além disso, existem outros fatores que podem afetar o seu rendimento acadêmico, bem como conversas paralelas de familiares, redes sociais, internet, entre outros fatores. Calma, você não está sozinho! Muitas pessoas enfrentam o mesmo desafio. 

Sendo assim, que tal entender um pouco mais sobre como manter a concentração nos estudos EAD? Pensando nisso, listamos a seguir 4 passos simples para melhorar o seu desempenho acadêmico e potencializar os seus estudos. Continue lendo!

1. Não fique perto de aparelhos desnecessários

O primeiro passo para manter o foco no EAD é desconectar-se do mundo. Ou seja, nada de aparelhos que tirem a sua concentração, como celular, televisão e até totem digital. Nesse momento, você deve ter por perto apenas os seus livros e materiais de estudo. 

No entanto, se os estudos necessitarem do computador, tenha responsabilidade sobre a utilização. Contudo, para não atrapalhar os estudos, mantenha redes sociais, aplicativos de mensagem e e-mails para outro momento. 

Isso não quer dizer que você não deve checar o seu smartphone. Para isso, separe 15 minutinhos do seu período de estudo para conversar com os amigos, buscar por notícias e dar aquela olhada no Instagram. 

2. Faça resumos

Engana-se quem pensa que para estudar basta apenas ler o conteúdo e depois fazer uma revisão dele. Na verdade, não é nada disso. Para fazer uma revisão eficiente do ensino EAD, é muito importante contar com o auxílio de resumos. 

Sendo assim, separe as partes mais importantes do conteúdo a ser analisado e organize em seu resumo. De acordo com pesquisas, quem escreve a mão (e não no computador ou dispositivos com tubo de cobre) tende a memorizar melhor a matéria estudada. 

3. Não acumule matéria

Em geral, é comum observar a acumulação de matérias entre os estudantes de todo país. No entanto, para você não desanimar com a quantidade de disciplinas, busque estudar um conteúdo por vez ou uma matéria por dia. 

Dessa forma, revise todo o conteúdo da matéria do dia ou aquilo que você traçou como prioridade no seu cronograma de estudos. Com isso, é possível fazer com que o seu cérebro memorize o que realmente é importante. 

4. Crie uma rotina de estudos

Por fim, é importante destacar a importância de criar uma rotina de estudos. Com isso, estipule algumas horas do seu dia que sejam dedicadas apenas para o estudo. É importante deixar qualquer outra tarefa de lado, como a instalação de silestone

Por exemplo, durante 4 horas, de segunda a sexta, você vai seguir um calendário adequado aos seus compromissos, tarefas e demais atividades. Caso você não consiga estudar durante aquele período, o ideal é compensar nos dias seguintes. 

Nesse sentido, você consegue desenvolver o hábito de estudar e manter uma rotina livre de impencelios. 

Gostou do nosso post sobre como manter a produtividade nos estudos EAD? Então, compartilhe com os colegas estudantes e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌