Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Você sabe como ter uma casa mais sustentável?

casa_sustetavel_450x236-1

 

Cada vez mais as casas estão a ser construídas seguindo os parâmetros da arquitectura sustentável: casas bioclimáticas, edifícios com certificação energética… Porém, a maioria das pessoas vive em casas e apartamentos que não foram concebidos como espaços habitacionais que respeitem o ambiente.

O objetivo é construir casas confortáveis ​​e funcionais da forma mais econômica possível. Converter essas moradias em locais mais sustentáveis ​​não exige um grande dispêndio, basta estar atento aos cuidados com o meio ambiente e fazer o mínimo de adaptações logísticas.

Para ter uma casa ecológica, é preciso se acostumar a fazer pequenos gestos todos os dias. Tomando como referência um apartamento tradicional, com as partes habituais e uma pequena varanda, damos-lhe alguns conselhos sobre as medidas e mudanças que pode realizar para começar a cuidar do ambiente… Economize agora.

O que fazer para criar uma casa mais sustentável?

  • Isole paredes, teto e piso para ajudar a aquecer e economizar energia.

  • Instale janelas de vidros duplos e cortinas térmicas (que são mais baratas).

  • Use o sol. Oriente sua casa para obter o máximo de luz solar, instale aquecimento solar de água e considere as opções de aquecimento passivo.

  • Selecione aparelhos com classificações de alta eficiência energética, como lâmpadas verdes.

  • Opte por materiais de construção não tóxicos.

  • Escolha aparelhos que economizam água e instalações sanitárias de baixo fluxo.

  • Recicle quando possível, especialmente ao demolir e construir.

  • Use fontes renováveis ​​de eletricidade sempre que possível, gerando no local (por exemplo, instalando uma pequena turbina eólica ou sistema micro-hidroelétrico) ou escolhendo uma empresa de energia que gere a partir de fontes renováveis.

  • Escolha plantas nativas e locais para jardins e paisagismo.

Que materiais posso usar para construir casas sustentáveis?

Existem todos os tipos de materiais que são reciclados, recuperados e reutilizados. Os materiais reciclados mais usados ​​são:

  • Bancadas de cozinha em vidro reciclado, muito úteis pela sua resistência ao calor além da sua vasta gama de cores.

  • O aço feito a partir de metais reciclados, é uma boa opção já que não perde suas qualidades, como resistência, dureza e maleabilidade.

  • Madeira recuperada.

  • Tijolos, pedras e pavimentos também podem ser recuperados e reaproveitados.

  • Reutilize solos de escavação para novos jardins.

  • As telhas podem ter conteúdo reciclado.

  • Produtos de plásticos com conteúdo reciclado.

  • Materiais de gesso que foram reciclados.

Em suma, hoje qualquer produto em sua casa pode vir de materiais reciclados.

Quais são as vantagens de usar iluminação LED?

As luzes LED estão se tornando cada vez mais comuns como um recurso de design doméstico de economia de energia. A iluminação LED visa reduzir o seu custo de energia e sem precisar trocar as lâmpadas por muitos anos. Eles podem ser um pouco mais caros no início, mas você aumentará sua economia de eletricidade e não terá que trocar suas lâmpadas com tanta frequência.

Por outro lado, os suportes de diodo emissor de luz LED são a melhor escolha para iluminação com eficiência energética e designs residenciais eficientes.

Saiba também que a automação residencial tem sido uma forte aliada da iluminação LED no lar, e para tal, apenas tem de dispor em sua casa de um serviço de internet ou fibra para controlar toda a sua casa.

As lâmpadas inteligentes são lâmpadas LED de longa duração que podem ser controladas remotamente e personalizadas por meio de tecnologia controlada por voz. Por meio de assistentes inteligentes, as lâmpadas inteligentes podem se comunicar com outros dispositivos inteligentes na rede, como dispositivos ou sistemas de entretenimento.

As lâmpadas inteligentes funcionam de duas maneiras:

  1. Conexão com a Internet Wi-Fi ou

  2. Conexão de rede com outro dispositivo habilitado para Bluetooth.

A conectividade das lâmpadas permite que os usuários liguem e desliguem as luzes usando controle de voz ou rotinas de casa inteligente, ou remotamente por meio de aplicativos de smartphone. Chega de se levantar para acender/apagar a luz – um simples comando pode acender todas as luzes da casa.

Que opções existem para obter energia renovável?

A energia renovável é um tema cada vez mais importante para a sustentabilidade. A fonte de energia é muito importante ao ser projetada uma casa sustentável. Aqui estão algumas opções.

  • Painéis fotovoltaicos – Instale painéis fotovoltaicos ou solares para gerar energia solar. Árvores grandes que bloqueiam o sol podem causar problemas para os painéis solares. Além disso, a orientação da casa é importante. Em certas áreas, a energia excedente pode ser vendida.

  • Moinhos de vento – Considere instalar um pequeno moinho de vento, se aplicável, verifique se sua fonte de energia local tem energia eólica ou outras fontes de energia renováveis ​​disponíveis.

  • Calor geotérmico: embora o solo possa congelar no inverno, a profundidade do solo é quente. Use o calor da terra para aquecer sua casa.

Se pretende saber a melhor forma de conhecer o nível de eficiência energética da sua casa, deverá obter um certificado de eficiência energética. Em suma, essas são algumas das etapas a serem seguidas para obter maior economia de energia e também conscientizar sobre o respeito ao meio ambiente.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.