Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como montar um currículo que chame atenção dos recrutadores?

CV_450x236

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Por isso, o profissional deve ter uma atenção especial com o seu currículo. Um documento com informações relevantes e organizadas pode ajudá-lo a se destacar em um processo seletivo. Mas como desenvolver uma apresentação incrível?

É isso que vamos discutir no artigo de hoje. Aqui, vamos mostrar como montar um currículo que chame a atenção dos recrutadores. Em menos de cinco minutos, você aprenderá alguns segredos que são valorizados por grande parte das empresas.

Hoje em dia, existem muitos modelos que facilitam muito a nossa vida na hora de estruturar um currículo do jeito certo. Por exemplo, a Online Currículo tem opções que tornam o trabalho muito mais intuitivo e fácil. Veja alguns modelos aqui.

Então, não perca mais tempo. Continue lendo este artigo e aprenda de uma vez por todas como montar um currículo campeão.

Vamos lá?

4 dicas para criar um currículo excelente

1. Seja objetivo

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância da objetividade. Você já parou para pensar quantos currículos uma empresa recebe diariamente? Em alguns casos, o número pode chegar a dezenas ou até milhares de documentos.

Com pouco tempo disponível, os profissionais de Recursos Humanos não têm o hábito de ler currículos com duas ou três páginas. Por isso, você deve organizar as informações e priorizar somente aquilo que é importante.

Uma dica interessante é adicionar os cursos, experiências profissionais e formações que estejam relacionadas a vaga. Dessa forma, você terá mais sucesso na triagem de currículo.

Imagine que um profissional está se candidatando a uma vaga de analista de sistemas. Um curso de teatro, por exemplo, não influenciará na análise do time de Recursos Humanos.

2. Cuide da formatação

Grande parte das pessoas têm dúvidas em relação ao tamanho ideal do currículo. Não há uma regra específica. No entanto, o mais indicado é que ele não ultrapasse duas folhas. Além disso, é importante o documento seguir algumas regras de formatação.

●      Fonte Arial, Verdana ou Times New Roman para facilitar a leitura do recrutador;

●      Tamanho 12 para o texto;

●      Tamanho 14 ou 16 para os títulos e subtítulos;

●      Cor automática.

A organização é fundamental em um currículo. O recrutador consegue entender os dados da melhor forma. Além disso, ele transmite a ideia que o candidato está preocupado em causar uma boa primeira impressão.

Nunca é demais lembrar que os currículos devem ser impressos em uma folha de papel A4 na cor branca.

3. Priorize a organização

Um bom currículo deve seguir uma lógica para que o profissional entenda todos os detalhes da sua trajetória.

Inicialmente, você deve adicionar os seus dados pessoais. Dentre os mais comuns, encontra-se: nome, data de nascimento, endereço, cidade e estado, telefones de casa, celular e e-mail.

Em seguida, recomendamos incluir o objetivo. Se você está se candidatando a um cargo de marketing, seja breve “atuar na área de Marketing”. Aqui, você não deve mostrar quais são as suas metas pessoais e quais são os planos que deseja alcançar na empresa. Priorize essas informações para a entrevista.

Na formação acadêmica, o candidato deve mostrar a sua escolaridade. Não é necessário informar toda a sua trajetória, desde a infância até os dias atuais. Para brilhar os olhos do recrutador, destaque as formações recentes, como uma graduação pós ou mestrado.

Agora, você deve listar as suas experiências profissionais. Comece pelo seu último trabalho. Neste tópico, inclua as datas de entrada e saída, o cargo que atuou e quais foram as tarefas executadas durante esse período.

O profissional que está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho e não tem experiência pode enriquecer o currículo com outras qualificações, como estágios, trabalhos voluntários, intercâmbios e cursos de idiomas.

Para finalizar, o candidato deve mostrar quais foram os cursos mais importantes da sua carreira.

A pretensão salarial deve ser incluída no currículo somente quando a empresa exigir essa informação na descrição da vaga. Caso contrário, ignore essa etapa. Um salário acima da média pode eliminar um candidato já na primeira fase.

4. Revise o conteúdo

Muita gente não sabe, mas um currículo com erros de ortografia pode prejudicar o candidato em um processo seletivo. Antes de encaminhar o documento, revise o material. Se possível, peça para uma outra pessoa ler as informações. Assim, você terá certeza que não há problema.

O currículo é a porta de entrada do profissional para a empresa. Ele não pode ser feito de qualquer forma. São a sua carreira e reputação que estão em jogo. Procure sempre atualizar o documento com novos cursos e qualificações. Em breve, você estará no emprego dos seus sonhos.

Após descobrir como montar um currículo que chame a atenção dos recrutadores, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações que são fundamentais para o seu sucesso.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.