Home / Blog / Dicas / Teste vocacional: do que se trata e como funciona?
Teste vocacional Dicas

Teste vocacional: do que se trata e como funciona?

  • Por: Parceiros
  • 15/02/2021

 

É comum que muita gente saia do ensino médio e não saiba qual profissão seguir. Afinal, com tantas opções e carreiras promissoras atualmente, fica difícil encontrar o melhor caminho e entender o que você realmente quer e, principalmente, espera do futuro. 

Quando isso acontece, a melhor saída é recorrer a um teste vocacional. Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre ele, mas talvez não saiba muito bem como funciona ou mesmo sobre o que se trata. 

De maneira resumida, o teste vocacional visa verificar os seus níveis de interesse, personalidade e comportamento, bem como identificar quais são suas habilidades e competências para determinada área. Mas calma! Vamos esclarecer isso ao longo do post. 

Sendo assim, preparamos este conteúdo para que você possa entender o que é um teste vocacional e como essa ferramenta funciona na prática. Neste artigo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo e confira! 

O que é teste vocacional?

O teste vocacional é um processo de orientação profissional e tem como intuito auxiliar uma pessoa a encontrar a melhor profissão para ela. Em resumo, ele identifica o perfil comportamental do indivíduo e traça profissões similares. 

A palavra ‘’vocação’’ está diretamente relacionada à uma tendência de um determinado perfil a exercer uma atividade profissional de acordo com habilidades e interesses específicos, pessoais ou profissionais. 

Em outras palavras, é uma ferramenta que analisa por completo o perfil do usuário e identifica quais são as áreas correlatas a sua personalidade, tendo como resultado profissões em que o indivíduo muito provavelmente se daria bem. 

Vamos imaginar que você tenha aptidões para alugar gerador de energia, por exemplo. O teste vocacional pode captar essa habilidade e oferecer profissões que vão exigir competências relacionadas, unindo não só sua paixão pela área, como também suas competências. 

Como funciona o teste vocacional?

Embora muita gente já saiba, o teste vocacional é aplicado em formato de um questionário que apresenta questões sobre a sua personalidade, habilidades, aptidões, propósito, expectativas, entre outros inúmeros pontos. 

Depois que você concluir todos os questionamentos, o teste mostrará as principais áreas que mais se encaixam em seu perfil profissional, além de apontar seus níveis de habilidades e as profissões que se enquadram as características. 

Ou seja, ele leva em conta as respostas disponibilizadas, tudo em ordem de compatibilidade com o seu perfil. Então, se você respondeu que gosta de pote biodegradável, a ferramenta trará profissões em que é possível usar as suas habilidades manuais. 

Caso você opte por realizar o teste vocacional com um profissional especializado, vale mencionar que a sessão pode durar cerca de 50 minutos, e o entrevistador usará diversos recursos para compreender suas reais aptidões. 

No entanto, se você optar por um teste online e gratuito, a pesquisa pode durar até 30 minutos. Porém, na maioria dos casos, leva muito menos tempo. Essa ferramenta é muito importante para quem busca trabalhar com compressor de ar odontológico, por exemplo.

Por fim, vale destacar que o teste vocacional é fundamental para ajudar os jovens - ou adultos - a decidirem suas carreiras e escolherem a profissão que mais lhe agradam. 

Gostou do nosso post sobre o que é teste vocacional? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque