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Inbound Marketing: o que é e como aplicar em seu negócio?

  • Por: Parceiros
  • 04/03/2021

O inbound marketing diz respeito a uma estratégia voltada ao compartilhamento de conteúdo relevante visando a atração de um público segmentado. Confira a seguir!

O inbound marketing tornou-se uma estratégia muito famosa nos dias atuais. Embora o método não esteja restrito ao ambiente online, foi com o avanço da internet que ele se expandiu, sendo usado em inúmeros planejamentos de marketing digital.

Mas, o que é o inbound marketing e como aplicá-lo em seu negócio? No artigo de hoje, conheça alguns exemplos práticos e veja como a estratégia pode colaborar com o crescimento da sua marca.

O que é o inbound marketing?

O inbound marketing consiste em uma estratégia de atração do público, por meio da oferta de conteúdo relevante. 

A intenção é fazer com que a audiência vá até o seu negócio, não o contrário, como normalmente ocorre na publicidade tradicional.

O conteúdo de marketing é criado com o objetivo de educar a audiência e os potenciais clientes (leads) sobre o segmento da sua empresa.

Dessa forma, é possível transformar o seu negócio em uma referência no mercado, já que o público acaba vendo a marca como uma autoridade em um determinado assunto.

Isso contribui não só para a atração dos clientes, mas também convence os usuários sobre a compra. Afinal de contas, o conteúdo fornece justificativas plausíveis que mostram a eficiência de um produto ou serviço.

Quais as vantagens do inbound marketing?

O inbound marketing prioriza a experiência do cliente. Por esse motivo, desde o primeiro contato com a marca, o usuário se depara com conteúdos relevantes e interessantes sobre a organização ou segmento.

Além de ser uma forma de educar o público, o inbound marketing também:

  • Otimiza os processos de venda;

  • Torna a sua marca reconhecida;

  • Aumenta a confiança do público;

  • Melhora o relacionamento com os clientes.

Outra vantagem do inbound marketing é o seu custo de investimento. Estima-se que a estratégia custe 62% menos do que o marketing convencional (outbound marketing), e ao mesmo tempo, diminui o CAC (Custo de Aquisição por Cliente).

Exemplos de como aplicar o inbound marketing no seu negócio

O inbound marketing pode ser aplicado de várias formas, principalmente, no marketing digital. 

A seguir, separamos quatro campanhas que contribuem para melhorar os resultados da sua divulgação e promovem o sucesso do seu negócio.

1 - Blog posts

Os blog posts são protagonistas no inbound marketing. Resumidamente, eles consistem em artigos informativos, elaborados pela própria marca, com o intuito de oferecer um conteúdo relevante ao público.

Para divulgá-los, é possível aplicar técnicas de otimização para os mecanismos de busca (SEO), como forma de melhorar a classificação dos textos nos buscadores, como o Google.

Além disso, os blog posts podem ser compartilhados diretamente em publicações nas redes sociais. Inclusive, dá para procurar como funciona o Facebook Ads, caso o interesse da marca seja divulgar o conteúdo para um número maior de pessoas.

2 - Guest post

O guest post é bastante similar ao blog post, mas ao invés da marca produzir o conteúdo, chama-se um convidado. Geralmente, o escolhido é um especialista no assunto, o que confere maior credibilidade à publicação.

A grande vantagem dos guests posts é que eles podem ser trocados, como uma forma de parceria entre as empresas. Isso ajuda na conquista de um público maior, além de ser uma maneira de expandir o reconhecimento da marca.

3 - Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados também podem integrar a estratégia de inbound marketing. 

Contudo, é preciso ter um certo cuidado, para que a campanha não se transforme em uma divulgação publicitária tradicional.

Aqui, a dica é conhecer como anunciar no Google Ads, utilizando o lance de palavras-chave, mas sem deixar a produção de conteúdo de lado.

Sendo assim, o foco continua sendo a oferta de materiais ricos, relevantes e informativos para o público.

4 - E-mail marketing

O e-mail marketing busca a nutrição de leads. O objetivo é manter um contato frequente com os usuários, para que eles se lembrem da marca, e desse modo, sejam convencidos a fazer uma compra.

No e-mail marketing, o conteúdo também deve ter destaque, com a produção de newsletters (boletins informativos), e-books, webinários, entre outros.

Conclusão

O inbound marketing tem o foco na atração. Tanto que o seu nome também é “marketing de atração”, uma estratégia direcionada para a produção de conteúdo relevante, com a intenção de captar clientes potencialmente interessados.

Ao longo deste artigo, conhecemos algumas campanhas de inbound marketing que são famosas pelos seus excelentes resultados. 

Dessa forma, é possível planejar iniciativas direcionadas e que contribuem com o sucesso da marca.

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