Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Carreira na odontologia, 5 especializações para seguir

Dentista_450x236

 

A odontologia é uma área bastante ampla, e os profissionais dessa área podem se especializar em diversos campos. Portanto, neste artigo falaremos sobre 5 opções de carreira na odontologia que as pessoas podem seguir. 

Além disso, abordaremos procedimentos que esses profissionais realizam e diversas informações/dicas sobre a área. Confira!

Clínico Geral

Para começar, temos uma opção que é mais abrangente. Assim como os médicos que são clínicos gerais, que são formados mas não atuam em uma especialização específica.

Ou seja, podem atuar para atendimentos de emergências e para identificar o problema do paciente, podendo encaminhar para os profissionais especializados ou já resolucionar o problema.

Dessa maneira, o dentista clínico geral é aquele que está apto para dar o atendimento necessário para as pessoas, identificando problemas e, principalmente, realizando tratamentos considerados “padrão”, como limpeza e cuidados com a higienização bucal.

Para encontrar um clínico geral odontólogo é fácil: basicamente todo convenio odontogico empresarial possui dentistas dessa área disponível para atender os clientes mediante consultas emergenciais ou marcadas.

Entre os principais tratamentos de um dentista clínico geral, estão:

  • Limpeza dos dentes;

  • Uso do flúor;

  • Remoção de cáries;

  • Remoção de dentes de leite.

Ortodontia

Essa é uma área de especialização bastante visada, principalmente pela alta demanda que os profissionais recebem.

O dentista ortodôntico é o profissional de um plano odontologico empresarial ou mesmo clínicas particulares responsável por atuar com aparelhos dentários, corrigindo os aspectos estruturais da dentição dos pacientes.

O tratamento com aparelhos ortodônticos é muito recomendado, pois é um objeto versátil e que atua para diversos procedimentos, como ajudando a diminuir a separação dos dentes e correção das mordidas, podendo ainda contribuir com o bruxismo e outros problemas dentários. 

Entre os principais tipos de tratamentos para os dentes com aparelhos, temos:

  • Aparelho fixo;

  • Aparelho móvel;

  • Aparelho transparente;

  • Aparelho invisível.

Além desse trabalho específico, os dentistas dessa área também são capazes de prevenir, planejar e diagnosticar problemas na saúde bucal de seus pacientes, indicando se esses são os melhores tratamentos para cada quadro ou se é necessário buscar um profissional com outra especialização. 

Odontopediatria

Como o próprio nome já indica, a odontopediatria é a área voltada para o tratamento em crianças. 

Essa também é uma especialização bastante visada, visto que, a demanda de atendimento das crianças dentro de um odonto empresarial é bastante alta, podendo ser um campo de grande sucesso.

Entre as principais atribuições de um dentista odontopediatra está o atendimento do público infantil e jovem, necessitando de tato e cuidados maiores do que em outras idades, pois pode haver certo receio quanto ao ambiente e é necessário auxiliar na educação voltada à higienização correta.

Assim, esses profissionais devem orientar e recomendar quais os procedimentos mais indicados para que as crianças tenham uma higienização bucal de qualidade, evitando problemas graves nos dentes e na boca.

Odontologia estética

A odontologia estética é uma especialização em que os dentistas trabalham para cuidar da estética dos pacientes, especialmente dos dentes e face, dando a eles o sorriso desejado.

Com o passar do tempo, as tecnologias vão melhorando o trabalho dos odontólogos estéticos, dando a eles novas opções para as operações, tornando esse campo bastante interessante e amplo.

Entre os procedimentos mais comuns dessa área, procurados em uma clínica de odonto empresarial ou particulares estão:

  • Peelings gengivais;

  • Restauração dos dentes;

  • Clareamento dental;

  • Facetas de porcelana.

Vale destacar nesse ponto que antes de prestar o atendimento estético, é crucial verificar junto a operadora se há cobertura dessa classe de tratamentos, explicando ao paciente se for necessário fazê-lo de modo particular e quais os processos para isso.

Implantodontia

Para finalizar, selecionamos outra área que cresce bastante e demanda atenção do profissional, que é a implantodontia. 

Muitas pessoas ainda não realizam a higienização bucal de rotina da maneira devida, podendo, com o passar do tempo, ter sérios problemas na arcada dentária, resultando, inclusive, na perda dos dentes.

Além disso, traumas diversos podem ocorrer, demandando a extração do dente ou mesmo demais procedimentos cirúrgicos de restauração.

É nesse contexto que entra o dentista especializado nessa área: ele possui o conhecimento e a especialização necessária para realizar um implante nos pacientes, permitindo que uma prótese seja utilizada no local de um dente perdido.

Ainda, muitas pessoas procuram dentro de seu plano dental coletivo empresarial por um dentista com essa especialização para por um implante por uma questão de gosto, substituindo um dente que não agrada por uma prótese mais atrativa, tornando essa área bastante importante e visada. 

Assim, o paciente recupera a mastigação e até a fala, além de também ser crucial para a saúde mental.

Considerações finais

Percebemos com o artigo que um dentista pode se especializar em diversos campos para encontrar aquele que ele mais se interessa e se destaca, direcionando melhor seu público e atendimento.

A odontologia é uma área bastante ampla, que sempre existirá demanda, principalmente porque cuidar da saúde bucal é fundamental para que tenhamos uma vida plena e saudável. 

Como as pessoas, ainda sofrem com problemas bucais, inclusive os advindos da falta da higienização adequada, é certo que elas precisarão procurar por especialistas odontológicos ao longo da vida, fazendo com que sempre exista essa procura e com que a área e necessidade desse setor continue crescendo – bem como os avanços do setor.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.