Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Descubra como elaborar aulas atrativas na educação infantil

Construcao-do-Conhecimento-na-Educacao-Infantil3-3-1

As crianças passam na educação infantil por uma fase interessante do seu desenvolvimento como seres humanos. Para os pequenos, tudo é uma grande novidade e é difícil fazer com que eles foquem em uma mesma atividade por muito tempo. 

Por esse motivo, professores desta área precisam usar a criatividade e abusar das ferramentas a seu dispor para criar aulas atrativas na educação infantil. 

A seguir, vamos entender mais sobre o assunto e como superar esse desafio. Confira!

Desafios de um professor: aulas atrativas na educação infantil

Planejamento de aula na educação infantil

O planejamento de aula na educação infantil é fundamental para o sucesso de uma boa aula. Ele deve ser flexível, interdisciplinar e ter objetivos concretos. 

É importante também selecionar sempre elementos que instiguem a curiosidade das crianças, como forma de incentivar uma participação mais efetiva nas atividades propostas.

Como fazer um plano de aula para a educação infantil

  1. Defina um tema para a sua aula e as metas a serem cumpridas;

  2. Mensure as atividades aplicadas e quanto tempo irão durar;

  3. Elenque os materiais que serão utilizados durante a aula;

  4. Revise o método que será aplicado;

  5. Estabeleça uma metodologia de avaliação.

##lista_vantagens##

Tecnologia na sala de aula

A tecnologia na sala de aula pode ser uma ótima ferramenta de ensino, pois, desde que tenha um propósito educativo, a tecnologia pode fazer grande diferença na sala de aula e na vida dessas pessoas, inclusive dos pequenos.

O uso de filmes e música durante as atividades deixam a aula mais leve, tendem a engajar melhor os alunos e facilitar a fixação do conteúdo proposto. Assim como o uso de aplicativos e softwares nos laboratórios de informática.

O uso da internet também pode ser positivo e, inclusive, deve ser utilizado. Afinal, grande parte das crianças de hoje irão trabalhar no futuro utilizando ferramentas tecnológicas em sua rotina. Então, por que não prepará-las desde cedo para lidar com a tecnologia?

Desenvolvimento motor infantil

O desenvolvimento motor infantil também deve ser levado em consideração na execução da aula. Nessa idade, as crianças estão desenvolvendo sua coordenação motora e conhecendo os limites do corpo. 

Por esse motivo, atividades recreativas são super importantes para um bom plano de ensino. Elas não só deixam as aulas mais atraentes, como também podem ser utilizadas como forma de passar conhecimento para os pequenos, aliadas à ludicidade. 

Veja também: Curso Online Ludicidade

##lista_curso##

Aprenda técnicas inovadoras e atrativas com o nosso e-book!

Gostou deste artigo e quer aprender mais sobre o tema? Fique tranquilo. Temos o material ideal para você!

A equipe pedagógica do Educamundo desenvolveu o incrível ebook: Conhecimento na Educação Infantil: Técnicas Matadoras para Construir uma Aula de Excelência. 

Com ele, você irá elevar seus conhecimentos técnicos a um novo nível e ampliar ainda mais a qualidade das suas aulas. Baixe agora mesmo!

##banner_landing_page_2724##

Você também pode continuar seu aprendizado com os nosso cursos online com certificado opcional. 

São mais de 1.200 cursos online disponíveis em nosso Pacote Master, incluindo o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil

Para ter acesso, basta inscrever-se em nosso portal e investir {preco_matricula} uma vez ao ano. Não perca essa oportunidade e invista na sua carreira!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.