A área da saúde precisa de profissionais capacitados, que mantêm uma árdua rotina de estudos e são engajados em promover atendimentos de qualidade. Quando falamos de enfermagem, não há como deixar de lado a importância que tal segmento representa na sociedade. Afinal, é uma profissão antiga e permanece com seu valor mesmo diante de tantas inovações na medicina.

Hoje, mais do que nunca, esses profissionais encontram diversas possibilidades de trabalho, conseguindo, assim, conquistar a passos largos o sucesso que tanto sonharam. Atuando em conjunto com outros especialistas, os enfermeiros são os responsáveis por auxiliar na manutenção da saúde de pacientes em inúmeros estabelecimentos e formatos de atendimento.

Seu trabalho em hospitais e clínicas é o mais conhecido do público em geral, mas o especialista em enfermagem também tem portas abertas em grandes hotéis, empresas, clubes de esportes e até mesmo a chance de atuar com home care, o sistema de atendimento em domicílio, muito visado atualmente.

Outro campo relativamente novo é o que se refere à gestão em enfermagem. Nesse meio, o especialistas ocupam cargos que geralmente têm ligação com o controle de qualidade e segurança da assistência oferecida aos pacientes, assegurando que todos tenham cuidados eficientes e um acompanhamento humanizado.

No entanto, apesar de ser uma função indispensável e em constante ascensão, o mercado dá preferência para aqueles que possuem bagagem acadêmica sobre assuntos pertinentes à ramificação de interesse. Por conta disso, a busca por um curso de enfermagem que agregue os aprendizados obtidos 

Nossa sugestão para estudantes, profissionais já atuantes e interessados em ingressar nesse ramo em um futuro próximo é o aprendizado no Curso Online Enfermagem e o Processo de Cuidar, do Educamundo. Formulado por um departamento pedagógico dedicado, essa opção de estudo pode ser a peça-chave para o seu crescimento nessa profissão.

Conheça mais sobre essa capacitação que evidencia tudo sobre enfermagem de uma forma dinâmica, segura e eficaz para leigos, simpatizantes, graduandos e especialistas. Além disso, fique por dentro de variados tópicos relativos a esse nicho.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Auxiliar, técnico ou enfermeiro? Conheça as categorias da enfermagem

Como já dissemos, a área de enfermagem é ampla e as atribuições podem variar de acordo com cada tipo de categoria: técnico, auxiliar ou enfermeiro. Cada uma dessas posições são visadas pelo mercado de trabalho, porém, possuem diferenças em suas formações. Ou seja, eles aprenderão conceitos e técnicas em aulas de enfermagem com níveis de complexidade um pouco distante uns dos outros.

Para ser auxiliar, é preciso fazer um curso de enfermagem voltado para qualificação profissional. Sua atuação depende da supervisão de um enfermeiro, que dará todo o suporte e as tarefas que devem ser seguidas. O técnico, por sua vez, como o próprio nome sugere, deve possuir formação no ensino técnico, e suas atribuições são de maior responsabilidade apesar de demandar a orientação de um enfermeiro capacitado.

Já os enfermeiros são aqueles que possuem a graduação completa e podem realizar determinados procedimentos que sejam de sua alçada sem precisar de supervisionamento - alguns deles, vale saber, necessitam de laudos emitidos por médicos. Esse é o nível mais almejado pelos profissionais da área. Segundo uma pesquisa da Fiocruz, feita em 2017, 77% dos auxiliares e técnicos que estão na área têm vontade de fazer faculdade de enfermagem. 

Contudo, ainda que contem com graus diferentes em suas especializações primais, auxiliares, técnicos e enfermeiros possuem a mesma missão de atender bem seus pacientes e buscar a eficiência máxima de seus serviços.

Além disso, todos eles devem sempre buscar novos conhecimentos e competências técnicas em um bom curso de enfermagem. A ideia é se aprimorar a respeito de técnicas, fundamentos, inovações tecnológicas e descobertas recentes, entre outros tópicos retratados em nosso Curso Online Enfermagem e o Processo de Cuidar.

enfermagem

Disciplinas contempladas pela enfermagem

Concomitantemente à graduação, formação técnica ou de qualificação profissional, e também depois da realização dessas etapas, os interessados em seguir essa carreira podem se engajar em inúmeros cursos para enfermeiros. Há uma lista extensa de disciplinas pertinentes que merecem ser destrinchadas, muitas, inclusive, abordadas por diversos títulos do Educamundo

Cada uma delas pode oferecer muitas possibilidades de estudo e de atuação no mercado de trabalho. Confira as principais delas:

  1. Anatomia: uma aula de enfermagem extremamente relevante para qualquer profissional do setor. Ele deve conhecer o corpo humano, as características da fisiologia, o posicionamento de órgãos e todos os sistemas. Esse conhecimento ajuda na hora de aplicar injeções e promover atendimentos emergenciais.

  2. Biossegurança: esse tema é indispensável para quem trabalha em estabelecimentos de saúde, o que motivou a criação de um dos cursos para enfermeiros mais requisitados de nosso portal. Essa área de estudo consiste no conjunto de normas e medidas que precisam ser tomadas para evitar riscos à saúde tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

  3. Psicologia: enfermeiros que se atualizam quanto a teorias da psicologia tendem a compreender melhor sua função e proporcionar atendimentos mais qualitativos. O estudo dessa disciplina é exaltada no Curso Online Enfermagem e o Processo de Cuidar, que focaliza a importância da relação enfermeiro-paciente-família.

  4. Farmacologia: Além de receber as orientações para medicar a partir dos laudos médicos, eles precisam saber bem quais os medicamentos serão administrados, a posologia correta, os efeitos colaterais, as contra-indicações e mais características importantes.

  5. Enfermagem cirúrgica: profissionais de enfermagem estão aptos a acompanhar toda a rotina de pacientes que serão submetidos a cirurgias. Por conta disso, ele deve conhecer detalhes desses processos, como as etapas de uma operação, os imprevistos, cuidados antes, durantes e depois, materiais usados e sua esterilização.

  6. Enfermagem ginecológica e obstétrica: compreende tudo sobre enfermagem que promove acompanhamento e cuidados à saúde sexual e reprodutiva da mulher. Sua atuação pode ocorrer lado a lado a de médicos especialistas nessa área, que darão as orientações em atendimentos de rotina, cirurgias ou partos.

  7. Enfermagem na saúde coletiva: essa é uma aula de enfermagem importante principalmente para quem visa em ingressar no setor público. Ela aborda toda a assistência conferida à comunidade, da criança ao idoso, considerando as características e/ou adversidades do meio onde vivem. É uma boa dica para entender projetos e políticas públicas, como o Programa Saúde da Família.

Essas temáticas são estudadas a fundo em bons cursos para enfermeiros, que também podem instigar a vontade de atuar em determinados segmentos, tanto na esfera pública quanto privada. O Curso Online Enfermagem e o Processo de Cuidar é uma das opções que você tem para aprender disciplinas preponderantes e ainda testar os conhecimentos em exercícios modulares. Vale a pena conhecer.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Passos para ser um enfermeiro de sucesso

Entre tantas matérias contempladas pelo curso de enfermagem no ensino superior, técnico ou profissionalizante, é raro haver uma discussão robusta sobre o mercado de trabalho e o que os estudantes encontrarão no "mundo lá fora". Por essas e outras que é recomendado o estudo contínuo em workshops, congressos e cursos a distância como os que temos aqui no Educamundo.

Estagiários e profissionais de enfermagem, muitas vezes, não sabem por onde começar para garantir uma boa oportunidade em seu nicho de atendimento, tampouco como fazer para se destacar em meio a tanta concorrência.

Além de saber tudo sobre enfermagem, esses profissionais precisam apresentar um perfil repleto de qualidades ideais para o trabalho que será exercido. A partir de uma aula de enfermagem de nosso curso, selecionamos algumas características essenciais: 

  • Comprometimento para com os seus pacientes, colegas, líderes e com a instituição na qual atua. 

  • Saber se comunicar, pois é uma área que demanda o relacionamento com pessoas praticamente o dia todo, de diferentes perfis.

  • Saber trabalhar em equipe para promover um serviço de excelência. Respeitar suas limitações, trocar informações, solicitar ajuda e oferecer suas habilidades para os colegas quando for necessário.

  • Ter empatia. É primordial saber se colocar no lugar do outro, seja do paciente ou de pessoas de sua equipe.

  • Lidar com emoções. Afinal, terá momentos em que o profissional de enfermagem estará junto de um paciente em situação delicada, com uma condição complicada de saúde, entre outras adversidades.

E então, está preparado para atuar nesse mercado e mostrar todas as qualidades acima? Em nosso curso, vale saber, você encontra uma aula de enfermagem específica sobre o mercado atual, as segmentações possíveis e dicas tanto para aqueles que estão começando quanto os veteranos.

Não perca a chance de aprender tudo sobre enfermagem de uma maneira amplificada, com muita autonomia, praticidade e mobilidade. O investimento para acessar todos os cursos do Pacote Master é de apenas R$69,90, válido por um ano. Você terá todo esse tempo para se qualificar, podendo aprender em qualquer dia e hora da semana por meio de tablets ou computadores.

Ficou animado? Faça já sua inscrição no Educamundo, capacite-se em enfermagem e em muitos outros cursos para enfermeiros. São mais de 1.200 opções para potencializar seu currículo. Boa sorte!