A análise da demanda de mercado consiste em conhecer e entender as variáveis que compõem o comportamento do consumidor e o cenário econômico, e estabelecer uma previsão de procura antes de a empresa abastecer o estoque.

Nas próximas linhas você entenderá a influência de uma análise interna, o que é demanda de mercado, como é influenciada pela economia e de que forma ela reage na cadeia de abastecimento. Confira!

Qual é a importância da análise da demanda de mercado?

 A empresa deve realizar uma análise da demanda de mercado olhando para a realidade e focar na prospecção interna se o estoque disponível atende ao público. Da mesma forma se a mão de obra existente supre a necessidade de produção.

Essa análise serve para que a empresa tenha os seus recursos disponíveis de acordo com uma demanda de mercado. 

Vamos supor que você trabalhe em uma indústria alimentícia, os riscos são ainda maiores porque envolve data de validade. Dentre os prejuízos a remessa de pedidos de última hora gera sobrecarga de trabalho (horas extras) que resultam em custos operacionais.

O que é demanda?

A demanda é a necessidade que determinado público tem para adquirir os seus produtos ou serviços em um dado período. Ela é útil quando você trabalha numa empresa e precisa entender como funciona a cadeia de abastecimento e os desejos dos consumidores para assim prever quantos produtos você comprará em uma certa data.

É importante destacarmos que essa data pode ser variável ou se tratando de um período de 12 meses, a análise deve considerar os dias sazonais como datas comemorativas ou feriados nacionais.

Além disso, outros fatores influenciam na formação da demanda. Veja:

  • preços do produto/serviço;

  • preços dos concorrentes;

  • a renda disponível considerar os possíveis aumentos salariais;

  • fatores sazonais;

  • escassez de produtos;

  • excesso de mercadorias.

O que é demanda de mercado?

A demanda de mercado está relacionada ao poder de compra do consumidor e como ele se relaciona ao desejo de consumir algo. O mercado determina a procura com diversos fatores: o preço e a influência do meio ambiente.

Ela é medida por uma curva inversamente proporcional ao preço do bem/serviço e conforme o consumidor se comporta diante da escassez ou abundância de serviços, ela tende a ser flexionada.

Significa que se o preço de algo aumenta, a queda da quantidade é determinada por esses dois fatores:

  • efeito substituição: quando um produto ou serviço é facilmente substituído. Por exemplo, se o preço da margarina subir muito os consumidores vão substituir pela manteiga;

  • efeito renda: quando um produto sofre um reajuste de preço e o consumidor recebe um aumento salarial. Com o isso o mercado diminui o poder de compra do consumidor já que ele não percebe nenhuma diferença monetária nos seus rendimentos.

Como balancear a demanda e oferta?

Para controlar a demanda e oferta e evitar problemas como deflação na economia, você deve analisar o fluxo de materiais ou produtos que comercializa e prever a demanda em um determinado período.

Isso porque a previsão de demanda reduz os custos logísticos: armazenagem, excesso ou escassez de mercadoria, custos unitários, etc.

Essa previsão é realizada pela junção das informações da área de vendas e o setor de gestão de estoque. Consiste em prever as futuras necessidades antes de o setor de compras fazer a cotação com fornecedores. Para tanto, ela também utiliza os históricos de saídas e o cenário econômico.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Veja um exemplo de demanda de mercado:

Vamos ilustrar uma demanda de mercado exemplo: suponhamos que determinado supermercado venda muitos morangos em um certo período e um dia a chuva vem e devasta a plantação inteira e de uma hora para outra o preço sobe. Por que isso aconteceu?

Isso é uma resposta da demanda, porque tinha pouco morango para ser comercializado. Como o comerciante pode escolher para quem vender, ele consegue subir o preço e alcançar aquele público que ele considera mais rentável.

Quer saber mais sobre análise de demanda de mercado e como tornar os processos logísticos mais otimizados? Confira o nosso Curso Online Gestão da Cadeia de Suprimentos e saiba mais sobre esse assunto.

Além disso, ao se inscrever no nosso portal e investir no Pacote Master, você tem à sua disposição mais de 1.200 cursos online por um ano por apenas R$ 69,90.

Com isso você acessa ao maior portal de cursos online com certificado do Brasil, realiza quantos cursos desejar, testa o seu grau de aprendizagem com os exercícios e caso precise, é só investir e comprovar os seus conhecimentos. Sem dizer que toda semana tem lançamentos de um curso novo e você não precisa pagar nada a mais por isso.

Comprove você também a qualidade dos nossos cursos seja mais um dos 200 mil alunos satisfeitos e progredindo na carreira profissional.