Você já atua como administrador escolar, mas deseja melhorar seu desempenho dentro das instituições de ensino? Bem, no artigo de hoje, trazemos algumas dicas para se tornar um profissional cada vez mais eficiente.

E o melhor é que, ao final do texto, também será possível baixar um e-book totalmente gratuito com um conteúdo completo sobre administração de escolas e qualidade de ensino. Portanto, não saia daí e boa leitura!

Como ser um ótimo administrador escolar

A função de administrador escolar é uma das mais complexas e a de maior responsabilidade dentro das instituições de ensino. Afinal de contas, esse profissional é responsável, entre outras coisas, por avaliar as atividades pedagógicas do local, administrar os recursos financeiros e ser um elo entre comunidade externa e acadêmica.

Porém, para dar conta de tantas atividades é essencial qualificar-se constantemente. Assim, uma ótima opção é realizar nosso Curso Online Administração e Inspeção Escolar, que traz um conteúdo aprofundado sobre o assunto.

Além disso, confira outras dicas que vão ajudá-lo a desempenhar melhor suas funções na área.

Invista na gestão democrática

Na gestão democrática, o administrador escolar trabalha em conjunto com todos os agentes da comunidade acadêmica e também externa. Isso inclui alunos, professores, equipe administrativa e sociedade em geral.

Esse tipo de abordagem gera um senso de unidade na instituição de ensino, favorecendo o diálogo e o debate de ideias. Tudo isso ajuda a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e faz com que todos os setores do local trabalhem em harmonia.

Os princípios da gestão democrática

A gestão democrática escolar tem como princípios básicos a participação ativa, a transparência de informações, a autonomia de ação e a democracia. Esse tipo de abordagem na área educacional está amparada pelo art. 206, inciso VI, da Constituição Federal do Brasil.

Realize reunião com professores de forma frequente

O administrador precisa participar do desenvolvimento das práticas pedagógicas da escola e acompanhar seu andamento ao longo do ano letivo. Dessa maneira, é essencial fazer reunião com professores e corpo pedagógico.

É por meio desses encontros que será possível observar a necessidade de ajustes no projeto acadêmico e entender as dificuldades que a equipe docente possa estar tendo durante as aulas. Além do mais, esse momentos são muito bons para propor programas de formação continuada aos professores, de maneira a mantê-los atualizados.

Tudo isso é importante para oferecer um ensino de qualidade para os estudantes e, assim, transformar você em um ótimo administrador.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Invista em cursos e capacitação

Como mencionamos anteriormente, faça cursos e capacitação na área educacional e administrativa para ampliar seus conhecimentos. Isso o ajudará a agir com maior segurança e a desenvolver estratégias cada vez melhores para resolver problemas dentro da instituição de ensino.

Aqui no Educamundo, temos mais de 1.200 cursos online com certificado opcional para você se qualificar sem sair de casa. Porém, para melhorar seu currículo, vale a pena investir, além dos cursos online, em programas de especialização, mestrado ou doutorado.

Bem, as três dicas que acabamos de apresentar vão ajudá-lo, com certeza, a ter um melhor desempenho na área administrativa da escola onde atua.

Contudo, para completar e aprofundar o conteúdo deste post, não perca tempo e baixe agora o e-book Administração escolar eficiente: práticas essenciais para melhorar a qualidade do ensino. O material foi desenvolvido com todo cuidado pela nossa equipe pedagógica e é gratuito! Não perca!

E-book Administração e Inspeção Escolar