Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O surgimento do GPS, sua importância e relação com a cartografia

cartografia3-1-1

O que você sabe sobre o surgimento do GPS (Global Positioning System)? E sobre a sua relação com a cartografia? Essa é a pauta deste post, que ajuda você a entender vários aspectos relacionados a esses dois elementos e sua ligação.

Se você é profissional de áreas como topografia, georreferenciamento, geologia, professor de Geografia ou outros, e quer aprofundar seus conhecimentos ou se atualizar, está no lugar certo.

Se você pretende direcionar sua formação profissional por essas áreas, também. Isso porque o Educamundo tem um excelente curso para reforçar suas bases teóricas: o Curso Online Introdução à Cartografia.

Neste artigo você tem uma prévia de alguns temas que compõem o curso. Acompanhe!

A história da cartografia e o surgimento do GPS

Acredita-se que os sumérios tenham criado o primeiro mapa da história: uma placa de barro onde estava representado o lado setentrional da região mesopotâmica. Isso por volta de 2.500 a.C.

Depois deles muitas outras civilizações representam graficamente a Terra, mas de acordo com estudiosos, foram os gregos que introduziram a cartografia contemporânea.

Desde então, a história da cartografia evoluiu muito. A partir do século 18, as técnicas cartográficas começaram a ser aprimoradas, a fotografia foi aperfeiçoada, aviação e informática se desenvolveram e a soma desses elementos fez com que a cartografia desse um salto.

O surgimento do GPS foi um marco e um grande passo para o trabalho com mapas e cartas. Atualmente, a interatividade é o principal aspecto desses componentes, uma vez que o meio mais utilizado é o eletrônico.

Originalmente criado para fins militares, o GPS começou a ser desenvolvido em 1960. Sua primeira denominação foi Navstar GPS. Foi testado na Guerra do Golfo, e a partir de 1990 seu uso civil foi autorizado.

##lista_curso##

A importância da linguagem cartográfica           

A linguagem cartográfica, ou a linguagem dos mapas, é de extrema importância para que se consiga identificar o que os mapas nos dizem.

Essa linguagem deve ser ensinada desde os primeiros anos escolares, pois mesmo com os avanços na geotecnologia, os mapas continuam sendo meios de comunicação.

O que são coordenadas GPS

As coordenadas GPS indicam a localização de um ponto qualquer na superfície terrestre. Por meio de sinais de satélite, o GPS pode indicar qualquer uma posição praticamente exata de qualquer ponto na Terra.

Os pontos são coletados por meio de um sistema de referência geográfico, que são a latitude e longitude, e também por um sistema de coordenadas UTM (60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude).

##lista_vantagens##

O que é GPS na cartografia?

O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um sistema de navegação por satélite via ondas de rádio, que determina velocidade, posição e fuso horário de seus usuários na terra e mar, em qualquer ponto do mundo. É operado pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos.

Capacite-se em Cartografia no Educamundo

O Educamundo é referência na oferta de cursos online com certificado. Mas além disso, tem outros diferenciais, um deles é o baixo investimento. Investindo apenas {preco_matricula}, em taxa única e válida por um ano, você ganha acesso ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 opções em cursos online.

Essa é a sua chance de incrementar seu currículo e dar uma guinada na carreira. Inscreva-se agora mesmo no portal e comece seus estudos. Boa sorte!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.