Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Indústria e tecnologia: os 10 cursos online mais procurados

202_industria-02

A tecnologia provocou a terceira revolução industrial, fazendo com que as indústrias reformulem sua forma de trabalho e o uso de tecnologias, adotando máquinas inteligentes e implantando soluções de tecnologia da informação.

Desde o ensino fundamental aprendemos a diferença entre o primeiro, segundo e terceiro setor da economia de um lugar. Uma das partes mais importantes do setor secundário é a indústria. E o que é indústria? É aquela responsável por transformar a matéria-prima produzida pelo primeiro setor em produtos para o consumo, ou então criar outras máquinas para o setor secundário. Ela é um dos pontos que mais cresce e recebe investimento, já que faz a economia crescer e, até mesmo por isso, exige que as pessoas envolvidas estejam sempre em busca de mais conhecimento. Os cursos online sempre estão prontos para auxiliar e por isso decidimos escrever esse artigo com os dez cursos EAD mais procurados na área da Indústria e Tecnologia.

Você sabe o conceito de indústria e indústria de alta tecnologia?

  • Indústria é uma atividade empresarial relacionada com a criação, produção, processamento ou fabricação de produtos. Há vários tipos de indústrias: indústria primária, extrativista, de transformação, de construção e genética.
  • Indústria de alta tecnologia faz uso de equipamentos precisos e eficazes com intenso investimento em inovação tecnológica e criativa. Ela exige uso de mão de obra altamente qualificada para a utilização das tecnologias da produção.

Esses cursos demonstram o papel indispensável da parte tecnológica que constitui a própria indústria. Seja na indústria de base, na de bens de consumo ou na de ponta, ser auxiliado pela tecnologia garante uma equipe mais preparada para otimizar os processos e tornar tudo mais fácil dentro daquele ambiente. Leia agora nossa seleção de cursos à distância e esteja preparado para fazer a diferença nessa área.

Curso online AutoCAD

Um bom desenho industrial é indispensável quando pensamos na produção industrial. Imagine se as peças fundamentais para um projeto não fossem bem projetadas? Quando trabalhamos com algo em cadeia – uma peça que se juntará a outras, que unidas criarão a parte de um automóvel, por exemplo – devemos prestar atenção em todos os detalhes. É nesse ponto que entra o curso online AutoCAD. Ele faz com que a qualidade dos desenhos do profissional seja inquestionável e auxilia no desenvolvimento de projetos, tanto daqueles que são em 2D quanto em 3D.

Para os iniciantes, é uma ótima maneira de começar a aprender mais sobre a área do desenho industrial. O software em questão também pode ser utilizado para a criação de plantas, o que o torna bastante abrangente. Seu sistema de coordenadas é explorado a fundo em um módulo específico dentro desse curso online, o que permite enxergar o programa com mais objetividade ao conhecer tudo o que ele oferece para o usuário. Desde que aquela pessoa interessada domine os conceitos básicos – ensinamentos que também estão inclusos no conteúdo programático –, ela estará preparada para realmente fazer uma junção harmônica entre indústria e tecnologia ao dominar o uso do programa AutoCAD.

Curso online NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – Fundamentos Essenciais

Cursos online com certificado são uma fonte extremamente vasta de conhecimentos. Eles nos ensinam desde o mais básico como o que é indústria até normas específicas de alguma área. Esse é o caso do curso online NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – Fundamentos Essenciais. Quando trabalhamos nessa área, seja na indústria de base ou outra, devemos seguir muitas normas de segurança, e não é diferente no caso dos serviços elétricos. Uma das mais importantes diretrizes que precisamos ter consciência é a Norma Regulamentadora nº 10. Essa conduta regulamenta princípios para que aqueles trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com instalações e serviços com eletricidade estejam em segurança. A portaria sobre essa norma é bastante vasta já que toca em diversos pontos como: medidas de controle; segurança na construção, montagem, operação e manutenção; trabalhos envolvendo alta tensão; sinalização de segurança; situação de emergência e muito mais.

Logo, esse curso online capacita aquele profissional que necessita entender sem dúvidas qual a importância da Norma Regulamentadora nº 10 e como ela deve ser seguida. Algo a ser destacado é que pontos acerca do meio ambiente também são retratados nesse curso e o profissional que está ligado de alguma forma com a produção industrial sempre deve se preocupar com isso.

##lista_curso##

Curso online Eletricidade

Para fixar conhecimentos e adquirir melhor entendimento dos conceitos, é interessante fazer cursos online que conversem um com o outro. É por isso que o terceiro colocado lugar na nossa seleção de cursos EAD mais buscados na área de Indústria e Tecnologia é o curso online Eletricidade. Conversando diretamente com o curso online NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – Fundamentos Essenciais, esse fala diretamente com aquela pessoa que está interessada em trabalhar com sistemas elétricos em quaisquer ambientes. Quando tocamos no assunto de produção industrial pensamos logo em altas tensões e o conteúdo programático do curso profissional também cuida desse aspecto.

O que é mais instigante aqui é o fato de que a pessoa interessada está apta a reparar eletroeletrônicos e eletrodomésticos, ou seja, há um grande viés prático que conversa com vários indivíduos. Claro, tudo isso é feito amarrando a teoria, que sempre é indispensável em qualquer ensinamento. Sem ela, não teríamos a base para agirmos de forma mais pragmática quando um problema aparecer. 

Curso online Alimentos Funcionais em Unidades Produtoras de Refeições

Muitas vezes pensamos que o que é indústria é somente bens de consumo que são objetos de uso cotidiano, como eletroeletrônicos e coisas do tipo. Por isso esquecemos que além da indústria de base também existe aquelas empresas que trabalham com produção de alimentos. É por isso que o curso online Alimentos Funcionais em Unidades Produtoras de Refeições figura na nossa lista de 10 cursos à distância na área da indústria e tecnologia. Esse curso online foca em como o profissional deve pensar a alimentação nas UPR. As Unidades Produtoras de Refeições são aqueles lugares em que os alimentos são servidos fora de um lar pessoal, ou seja, toda a alimentação que não é feita em uma casa para as pessoas que moram nela. No caso, estão inclusos os bufês, os bares e também os restaurantes públicos.

Dessa forma, o conteúdo programático do curso em questão coloca o consumidor daquela refeição em foco e o profissional é levado a pensar em maneiras de cuidar da saúde dos indivíduos que se relacionam com aqueles alimentos. Quando pensamos na indústria alimentícia devemos nos lembrar de que é preciso estar ciente da qualidade nutricional daquele alimento e o curso é virado tanto para as pessoas que trabalham na área, para que sua relação com os consumidores seja pautada na qualidade, quanto para aqueles que se alimentam em UPRs, para que assim estejam mais cientes dos pontos que precisam observar.

Curso online Auxiliar de Almoxarifado

Parte importante da indústria é a organização necessária que esse setor exige. Não é possível fazer diversos projetos sem nenhum processo bem estruturado e é por isso que cursos online com certificado nessa área sempre se destacam, como é o caso do curso online Auxiliar de Almoxarifado. A questão administrativa deve ser muito forte e levada a séria pelo setor industrial, já que o gerenciamento de estoque e recursos materiais/patrimoniais não é uma tarefa trivial que pode ser delegada levianamente. Devemos pensar sempre que estamos em uma cadeia de acontecimentos, com elos que se interligam e caso algum deles saia de formação e não esteja mais em sintonia com outros, tudo pode ser perdido.

O conteúdo programático foca bastante em processos práticos para ensinar o profissional como lidar com aquela questão no cotidiano dele. Além de tocar em pontos como a importância do almoxarifado em uma empresa, mostrando teórica e pragmaticamente os prós, o curso online fala sobre erros na gestão de estoque e também tem uma parte especialmente dedicada à área hospitalar. Os materiais que um hospital utiliza precisam de bastante atenção no momento de serem organizados, já que isso otimiza o trabalho de toda uma equipe, o que está intimamente ligado à eficiência daquele local como um todo.

Curso online Design Gráfico

O design é uma área que já tem alguma tradição com os cursos online e isso se reflete na sexta colocação da nossa listagem. Essa área do conhecimento fortalece a indústria no sentido de passar as mensagens necessárias de uma forma visualmente atraente e que conquiste a pessoa que veja as peças. Podemos pensar nessa questão tanto de forma externa – na divulgação de projetos, por exemplo – quanto também de maneira interna, em que os processos devem ser bem explicados para diversos grupos dentro de uma mesma indústria.

Para isso, precisa-se de um profissional qualificado que domine as técnicas necessárias do design para criar uma comunicação certeira. O conteúdo programático do curso online Design Gráfico trabalha com desenho comercial e assuntos de grande relevância para a pessoa interessada em design. É indispensável a parte prática, que é ensinada pelo curso profissional em questão, mas também o lado teórico não é deixado de lado. Por isso são estudados conceitos de teoria da comunicação e não somente do design, uma vez que a noção panorâmica de uma questão contribui para a resolução dela. Ao mesmo tempo, softwares como Photoshop e Corel Draw também são ensinados.

- A9hnyROwp7jFAAAAAElFTkSuQmCC

Curso online Projetista Mecânico – Fundamentos Essenciais

Quando nos interessamos por um assunto, começamos a perceber que vários ensinamentos se cruzam e se complementam, como é o caso do curso online AutoCAD e do curso online Projetista Mecânico – Fundamentos Essenciais. Esses dois cursos EAD estão ligados porque o segundo traz conhecimentos que são explorados pelo primeiro. A pessoa que se interessa por ser um projetista mecânico precisa ter em mente que os desenhos mecânicos dela necessitam de uma qualidade inegável. O próprio conteúdo programático do curso já traz noções sobre o AutoCAD e quando o profissional se propõe a ser um destaque na área, combinar os dois cursos à distância é uma decisão bastante inteligente.

Além de tratar sobre os requisitos técnicos do desenho industrial mecânico, esse curso ainda vai mais além ao ter um tópico inteiro dedicado ao processo de qualificação e procura de emprego como um profissional desse setor. Além disso, a abordagem mais contemplativa permite que sejam investigadas formas de resolver problemas acerca de resistência dos materiais e também fala sobre a seleção de materiais metálicos.

Curso online Técnicas de Agroindústria: Derivados do Leite e Vegetais

A agroindústria é um campo muito vasto. O interesse acerca dele pode ser dividido para que o interesse sobre determinados assuntos seja explorado com mais calma e profundidade, como é feito no curso online Técnicas de Agroindústria: Derivados do Leite e Vegetais. Existe muitos tópicos para serem discutidos sobre isso: como deve ser feita a higienização dos alimentos mencionados? Há uma maneira correta de transportar esses produtos? E a conservação, como fazer para que vegetais e derivados do leite não sejam danificados?

A exploração do tema faz com que o profissional interessado nesse curso online aprenda os aspectos sobre o processamento do leite, de que forma os fatores químicos agem sobre esse produto, bem como as condições físicas e microbiológicas que têm uma relação importante e incisiva acerca do jeito que o laticínio chegará ao consumidor final. O mesmo movimento é feito na exploração das técnicas aplicadas sobre os vegetais. Um dado interessante do conteúdo programático diz respeito ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE), trazendo luz à questão sanitária e também da higiene.

##lista_vantagens##

Curso online Instrumentação e Automação Industrial

Se a tecnologia é usada para aumentar a qualidade e produtividade industrial, o curso online Instrumentação e Automação Industrial foca em um conteúdo que está preparado para relacionar as técnicas de automação com essa questão e fazer com que a otimização industrial seja posta em prática da melhor forma possível. Esse curso online é mais focado no trabalho íntimo da indústria, pensando nos sistemas que a compõe e de que forma a análise, instalação, supervisão e planejamento deles se interligam dentro de empresas de todo porte.

O curso online toca em pontos bem específicos, como a definição de controle em malha aberta e em malha fechada, robótica, medição de nível de vasos de pressão, mecatrônica e outros assuntos.

Curso online Eletrônica Industrial – Fundamentos Essenciais

O décimo curso online da nossa lista é o curso online Eletrônica Industrial – Fundamentos Essenciais. Diferente das noções de eletrônica que podemos aplicar em outros espaços da nossa vida, a industrial fala sobre circuitos básicos, amplificadores operacionais, geradores e outras particularidades que somente um curso profissional voltado para esse ensinamento conseguiria repassar. Tudo isso é amarrado tanto com conhecimento prático, quanto com o teórico. A teoria sempre tem um papel indispensável nesses casos porque é somente por meio dela que podemos nos certificar de que entendemos por completo como algo funciona. Quando falamos de eletrônica industrial isso não pode ser nunca deixado de lado uma vez que a prática instaura riscos se não estiver compartilhada com uma estrutura bem feita de conceitos.

Como a tecnologia impacta na indústria:

  • Como a tecnologia afeta a indústria? Trazendo uso de robôs para linha de produção, máquinas multifuncionais que fazem o trabalho de diversos homens, o que gera uma diminuição da mão de obra humana, causando aumento do desemprego com a eliminação de postos de trabalho.
  • Como a tecnologia colabora com a indústria? A tecnologia torna a linha de produção mais eficiente com aumento da capacidade produtiva,desenvolvimento de novos tipos de produtos, maior competitividade no mercado, diminuição de gastos e aumento nos rendimentos.

Esperamos que nossa seleção dos dez cursos online com certificado mais procurados na área da indústria e tecnologia tenha sido esclarecedora para você que tem interesse nesses assuntos. Saiba que se tiver vontade de cursar mais de um, você pode e é muito fácil. Isso porque no Educamundo o investimento de {preco_matricula} dá acesso a todos os cursos durante um ano inteiro. Matricule-se e comece a estudar agora. Quer saber mais sobre esses e outros cursos do Educamundo? Deixe um comentário e vamos começar um diálogo.

 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.