Curso Online de Inglês: o que você deve ter em mente antes de começar - Blog do Educamundo

 BLOG

Cursos online e o mundo

Você em constante revolução

aprenda inglês com cursos online
 Equipe Educamundo  11/08/2016

Curso Online de Inglês: o que você deve ter em mente antes de começar

Outros idiomas têm ganhado certa reputação e importância no cenário mundial, como o mandarim, que devido a grande população chinesa, detém o posto da língua mais usada por todo o planeta,mas há muito tempo o inglês é a língua considerada mais "internacional" no mundo. Por isso, se você ainda não domina muito bem o idioma, passou da hora de fazer algum curso online para que possa aprender a ter uma conversa tranquila quando for necessário.

Quando decidimos estudar um curso online de inglês, uma série de questões passa pelas nossas cabeças. Como devo aprender? Preciso estudar quantas vezes por semana? Consigo aprender sozinho? Nesse post vamos falar sobre essas e outras dúvidas comuns para alguém que decide investir nesse aprendizado. Acompanhe a seguir.

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Pense em qual metodologia é melhor para você

Existem duas metodologias principais no ensino de idiomas. Uma delas é o que chamamos de listening (escutar, em português) e a outra é a conversation (conversação, na tradução). A primeira consiste em ter mais exercícios focados na escuta do que na gramática ou na fala. Dessa maneira, os alunos são expostos a conteúdos de áudio em que é possível ouvir pessoas falando em inglês. Em sua maioria, esses indivíduos são falantes nativos ou então possuem um alto grau de entendimento da língua.

Quando a metodologia é mais focada na conversação, os exercícios aplicados visam que os alunos falem em voz alta, leiam textos, diálogos, como forma de treinar a fala e assim aprender a linguagem ensinada.

O mais indicado é que você encontre um curso online de inglês que não deixe de lado nenhuma dessas duas metodologias e ainda não esqueça o estudo da gramática. Ouvir, falar e ler uma nova língua são os pilares para que você possa aprender o mais rápido possível. É comum que tenhamos mais facilidade em um deles e não em outros, mas não podemos deixar de estudar todos eles.

Como fazer para pagar um bom curso de inglês

O investimento em um curso online de inglês também é uma das decisões importantes que você precisa tomar. Começar a fazer as aulas em uma escola e depois perceber que não vai conseguir dar seguimento devido ao preço cobrado, pode influenciar muito no seu rendimento futuro. As aulas em escolas presenciais são caras e exigem que você invista em uma grande quantidade de livros, pense no seu deslocamento e dificilmente permitem que as aulas sejam encaixadas dentro do seu horário.

Já os cursos online te dão muito mais flexibilidade e facilidade nessas questões. Seus materiais estão na internet, você consegue acessar os exercícios de qualquer lugar, pode criar seu horário de estudo sem dificuldade e a qualidade dos materiais não fica atrás daqueles usados em escolas físicas. Porém, assim como em toda decisão importante, é necessário pesquisar bem sobre aquele curso online.

Você precisa checar previamente a instituição, ter a garantia de que ela é séria e que se importante com seus estudos, bem como procurar saber como são as certificações daquele curso online que você pretende fazer. Já falamos aqui no blog sobre certificados rápidos e por que eles não são uma boa escolha, então leia e entenda. Atente-se também a esses cursos grátis que preenchem a internet. Eles não são a melhor opção como podem parecer. Também falamos sobre isso e é importante que você se informe. Depois disso, faça sua matrícula em um lugar que te dê possibilidade de aprendizado.

Procure ter uma regularidade em seu estudo

Aprender outro idioma exige comprometimento. Você precisa criar uma boa regularidade no estudo senão seu cérebro pode desacostumar rápido com aquele ensinamento. Como é algo novo para você, sua mente precisa ser estimulada, então é importante ter uma frequência bem determinada para esse aprendizado. Os cursos online permitem que você seja mais regular nessa questão. Você não depende dos horários pré-estabelecidos de uma escola, já que tem controle sobre qual momento deseja estudar. Dessa forma, pode colocar diariamente algum tópico para ser visto ou mesmo criar um cronograma que funcione de dois em dois dias.

Se entende como isso pode te ajudar, mas ainda assim tem dificuldade de colocar as coisas em ordem, tente utilizar o Trello como ferramenta de organização. Esse sistema é usado por diversas pessoas para deixar tudo dentro da estrutura que você criar e com certeza também te ajudará nessa missão. Se não conhece o Trello (ou se se conhece, mas ainda não usa), leia nosso post sobre ele e coloque-o como um parceiro nos seus estudos.

Deixe o inglês entrar de vez em sua vida

Você muito provavelmente já percebeu que o inglês é um idioma que faz parte da sua vida e por isso mesmo sentiu a necessidade de colocar um curso em prática. Ouvimos inglês nas músicas que tocam em todos os lugares, nos seriados que acompanhamos, nos filmes que nos interessamos em ver e até mesmo em textos em português que, vez ou outra, encaixam algum termo na língua estrangeira. Aliás, é cada vez mais comum as profissões incorporarem expressões ou palavras em inglês como jargões e por mais que você até entenda o conceito da palavra, quando já sabe o que ela significa fica muito mais fácil assimilá-la.

Aproveite então que essa linguagem já está ao seu redor e deixe que ela entre de uma vez por todas na sua vida. Como você pode fazer isso? É fácil. Comece mudando a língua do seu aparelho celular, por exemplo. Mexa nas configurações para deixar todos os comandos em inglês. Faça o mesmo com seu PC ou notebook. É bem provável que esses sejam os dois acessórios eletrônicos que mais usa, então mudar a língua nativa deles é um grande incentivo no seu aprendizado.

Quando você troca a linguagem do seu computador, por exemplo, ao estudar o inglês no curso online, você fica ainda mais motivado. Como o eletrônico em questão é o meio principal para ter acesso aos materiais, com o passar do tempo ficará tão comum que você sentirá uma sensação quase natural de contato com a língua. É esse tipo de interação que deve ser desenvolvida, para que quaisquer dificuldades sejam diluídas com o passar do tempo.

Além do celular e do notebook, se possível, troque também o idioma da sua TV e tente se cercar cada vez mais do inglês. Alguns televisores já não têm o português como a linguagem padrão, então use isso ao seu favor e não tente mudar, mas sim se adaptar. Além disso, aproveite que já é comum consumirmos cultura de países que têm o inglês como idioma oficial e se esforce um pouco mais para ver vídeos com legenda em inglês ou mesmo sem elas. Faça isso nas pausas do seu estudo. Aprender um idioma novo deve ser prazeroso e você consegue facilmente colocar isso em prática com as possibilidades que a internet oferece.

Está descansando para depois estudar mais um pouco? Veja o trailer daquele filme com o áudio original. Terminou de fazer o que tinha programado para o dia e agora quer descansar? Coloque um desenho animado na Netflix e escolha as legendas em inglês. Dessa maneira, você inclui prazer na sua atividade e quando for estudar novamente, o entendimento fluirá melhor.