Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos online SP, MG, RJ: a localização influencia? Saiba mais

cursosonlinesp_cursossp450p-1

Os cursos a distância estão cada vez mais populares. Hoje em dia, diversas instituições contam com esse modalidade que chama atenção de pessoas do país inteiro devido às vantagens. Porém, ainda há equívocos e dúvidas que precisam ser esclarecidas, sobretudo quanto à localização. As pessoas tendem a fazer buscas regionais nos mecanimos de buscas, como o Google e o Bing. Quando falamos em busca por cursos online, quem é de São Paulo, por exemplo, está acostumado a fazer a busca com as seguintes palavras cursos online sp, para encontrar as melhores alternativas perto de sua casa. Mas, você sabia que, quando se trata do ensino a distância, dá para ser mais abrangente?

Diferente dos cursos presenciais, aqueles em que é necessário frequentar, preferencialmente, uma faculdade perto de sua casa, os cursos online funcionam de maneira versátil e não necessariamente precisam estar ‘’do seu lado’’. Se você mora na capital paulista, pode se matricular em um empresa que tenha sede física em Minas Gerais tranquilamente. Indo mais longe, até se você vive no exterior está capacitado a fazer cursos EaD aqui no Brasil.

É sobre essa abordagem e as diversas vantagens dos cursos online que falaremos no artigo de hoje. Se você tem dúvidas de como encontrar os melhores cursos a distância do mercado, como pesquisar, como escolher uma boa instituição, como estudar e o que deve ficar ligado antes de se matricular, confira todas as nossas dicas, inspire-se e entre nesse universo que conta com ótimos benefícios.

Por que preciso fazer cursos online?

Seguindo o mesmo padrão do ensino a distância de cursos superiores, os cursos online são considerados excelentes propostas para pessoas com objetivos variados. Estudantes, profissionais de todas as áreas e indivíduos que buscam conhecer e se certificar em determinado assunto podem realizar esses cursos livres tranquilamente, por meio de muitas instituições.

Para se ter uma ideia, aqueles que estudam Direito, por exemplo, podem aproveitar a educação online para saber mais sobre algo específico de sua graduação, como o Direito Administrativo, por exemplo, aprendendo coisas que não são aprofundadas na sala de aula.

Além disso, um certificado de cursos EaD serve também como comprovante de atividades complementares que são exigidas em diversos cursos superiores. Imagine que, ao fazer cursos online com certificado de 60 horas, por exemplo, você poderá eliminar até 4 créditos na faculdade. Muito bom, não é mesmo?

Já a qualificação é um motivo latente para pessoas do país inteiro investirem nos cursos online. Tudo se atualiza e um bom profissional deve estar sempre ciente de que precisa acompanhar a modernidade e as novidades de sua área. Leis e decretos podem mudar, tecnologias surgem e recursos são substituídos, logo, é preciso estar por dentro de tudo.

Imagine então, um trabalhador que mora no interior, em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, e a empresa exige que ele faça um curso sobre AutoCAD, para se atualizar sobre a ferramenta. É totalmente desgastante ele ter que se deslocar de sua cidade para outro local para se aperfeiçoar, considerando fatores como tempo, dinheiro, entre outras desvantagens. Nesse caso, porém, ele pode apostar na educação a distância.

Mesmo que more em uma cidade do Mato Grosso, por exemplo, o profissional pode buscar por cursos online em SP, MG, RJ, PR e em outros diversos estados do Brasil, pois o estudo será feito por meio de um ambiente virtual, de sua casa, da empresa ou até via internet móvel. Logo, essa facilidade dos cursos online encanta e, tanto por isso, ganha cada vez mais adeptos.

Por fim, os cursos a distância são indicados para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, independente se é profissional ou estudante. Mesmo que você trabalhe na área da Saúde, pode ter curiosidade em conhecer e compreender determinado aspecto ligado à Administração. Falando nisso, o que não faltam são cursos EaD para quem busca empreender, ser um ótimo líder, trabalhar em equipe, vender produtos e serviços, melhorar o relacionamento com as pessoas ao redor, entre as mais variadas metas.

A educação a distância é uma ótima alternativa que chama atenção pela versatilidade e vantagens únicas. A democratização dessa modalidade inspira e permite que você estude  e se qualifique na carga horária que quiser, independente de onde mora. Mesmo de uma cidade pequena do norte do país, você pode fazer cursos online em uma instituição de SP ou qualquer outra metrópole que seja considerada referência, basta pesquisar e fazer uma boa escolha.

##lista_vantagens##

Como fazer uma busca otimizada? O que preciso me atentar?

Bom, chegamos a um ponto primordial em que você precisa se atentar para escolher os melhores cursos a distância do mercado. Vale esclarecer que, por serem classificados como cursos livres, não cabe ao Ministério da Educação legislar sobre eles, porém, precisam seguir os parâmetros da Lei 9394/96, que define a não formalidade dessas opções e a duração variável, porém, sempre mantendo a qualidade.

Nesse contexto, é essencial que você realize uma busca otimizada e se atente a todos os detalhes para não cair em ciladas. Não adianta confiar logo em um portal de cursos rápidos que diz contar com propostas grátis e similares, afinal, isso é praticamente impossível. Você precisa investir em um valor justo e propostas diretas que mostrem vantagens tanto no preço dos cursos quanto na certificação dependendo da carga horária. 

Ah, então cursos online gratuitos e rápidos não são boas propostas? Bom, você já deve conhecer o ditado de que o barato sai caro, não é? Então, nesse caso é bom desconfiar. Pense em vias objetivas: qualquer empresa precisa se manter e pagar as contas, logo, necessita de resultados a respeito de qualquer serviço. Se uma instituição oferece essa modalidade, é preciso saber qual é sua fonte de renda.

Em alguns cursos presenciais comunitários, isso pode acontecer em meio a parcerias com empresas e até com a administração pública. Mas, quando se trata de cursos online com certificado (sim, elas garantem a certificação), como pode ser possível? Geralmente, essa tática é usada apenas como publicidade para atrair alunos que, após a matrícula, se deparam com um ensino de baixa qualidade, atendimento ruim e cobrança de valores que não estavam descritos com clareza no contrato.

Então, como fazer uma busca perfeita? Bom, nesse caso, você não precisa ser tão específico. Em muitos casos, as pessoas pesquisam de acordo com determinada cidade/estado, tanto por ser seu local de moradia quanto pela popularidade. Quem busca por cursos online SP, por exemplo, considera que, por ser a maior metrópole do país, São Paulo ofereça mais opções ou tenha instituições mais renomadas. Esse fato, porém, não passa de mito. Embora o estado seja altamente populoso e tenha muitos alunos, vários estados do resto do Brasil também podem contar com ótimas alternativas. Nisso, você pode procurar genericamente por cursos online e seguir as dicas:

  • Digite no seu motor de buscas preferido, Google, Bing ou outro equivalente, a palavra ''cursos online'';
  • Perceba que aparecerão 10 opções por página, as primeiras geralmente são provenientes de anúncios pagos do Google Adwords, o que não significa que são as melhores;
  • Opte por aqueles sem a tag de anúncio, que aparecem abaixo, e comece a verificar a estrutura do site;
  • Mesmo aqueles sites que ocupam o primeiro lugar após os anúncios, não se traduzem sempre nas melhores opções, continue pesquisando;
  • Não precisa ir muito longe, até a segunda página de pesquisas do buscador já é possível ver ótimos portais;
  • A página principal deve ser intuitiva e responsiva. Para ter uma ideia, acesse o Educamundo – uma das primeiras opções na busca do Google e referência em EaD -, e confira um ótimo exemplo de instituição de cursos online; 
  • Design e velocidade também contam, sabia? Um site com design moderno está mais preocupado com a experiência do usuário do que um portal com aparencia de 5 ou 10 anos atrás. Atente-se também ao sistema de buscas dentro do portal; 
  • Se tiver qualquer dúvida, vale verificar os canais de atendimento e entrar em contato. Portais que dificultam ao máximo o atendimento não são raros, fuja desses;
  • Por fim, uma instituição séria deve ter um site prudente, que explique bem os seus serviços em abas específicas. Facilitando assim, o entendimento do interessado.

Além desse passo a passo para fazer uma ótima busca, também é primordial se atentar a pontos específicos. É nessa hora que você precisa ser cauteloso e dedicar um certo tempo, afinal, trata-se de sua qualificação e isso não é qualquer coisa. Saiba o que não dá para passar em branco e deve estar claro no site da instituição:

Clareza das informações

Tudo precisa estar bem descrito, de modo claro, direto e fácil de entender, desde a apresentação do portal até seu sistema de ensino a distância, se a metodologia segue os parâmetros da lei, se há parceria com a ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância -, entre outros valores que trazem qualidade à empresa.

cursos online sp

Educação online

É essencial saber com detalhes como são ministrados os cursos e como é a educação online. Quais as cargas horárias, a variedade, a grade de cada opção e a organização.

Atendimento

Verificar os canais de atendimento é fundamental, afinal, a instituição deve estar à sua disposição por telefone, e-mail e redes sociais.

Certificação

Esse é o ponto primordial. O aluno deve saber como funciona o sistema de certificação. Os valores de acordo com a carga horária e todas as informações pertinentes ao certificado, afinal, esse é objetivo principal de muitas pessoas que investem na educação a distância.

Vantagens

É sempre bom contar com incentivos e benefícios para começar a estudar. Logo, uma boa instituição sempre vai facilitar e proporcionar vantagens aos alunos e ingressantes, veja uma promoção, um programa de pontos/fidelidade, a possibilidade de realizar cursos online pelo tablet ou smartphone, entre outras. Então, vale a pena verificar quais são os pontos fortes e interessantes antes de se matricular.

Preço

O preço é o grande chamariz em qualquer aspecto, e com os cursos EaD não é diferente. Só que, nesse caso, é bom ficar com o pé atrás em uma ocasião: anúncios de cursos gratuitos devem ser investigados, conforme já explicamos. Em contrapartida, mensalidades exorbitantes também precisam ser compreendidas. Opte por um preço justo, tanto em referência a matrícula quanto ao certificado.

Levando em consideração esses fatores, sua busca pelos melhores cursos online do mercado, seja em SP ou qualquer outra região do país, será bem estruturada e, com certeza, você encontrará a melhor alternativa para seus estudos, capacitação e qualquer outro objetivo da educação online.

 ##lista_curso##

Como planejar os estudos na modalidade EaD?

Muita gente pensa que, por serem cursos online e contar com a possibilidade de estudo diferenciada e versátil, não é preciso ter disciplina e dedicação no ensino a distância. É claro que esse pensamento é equivocado e pode prejudicar bastante sua capacitação em longo prazo. Tanto quanto qualquer modalidade educacional, essas opções devem ser levadas a sério e contar com o mesmo empenho para que, além do certificado, se consiga assimilar todo o conteúdo abordado.

Imagine se você realiza um curso de Word Avançado e tem um certificado desse curso em seu portfólio. Em uma entrevista de emprego, a empresa exige que você realize um teste a respeito desses conhecimentos. Nessa hora, não dá para passar vergonha e ''dar na cara'' de que você não entende parâmetros básicos que deveria ter aprendido nas aulas, não é?

Essa é apenas uma das situações que podem acontecer ‘’do nada’’, que mostram como se auto sabotar não é nem de longe uma boa ideia. Pense que, independente de sua meta, você gastará tempo e esforço para estudar. Então, por que não ter dedicação para realmente levar tudo a sério?

Você pode estudar em casa, no trabalho e até nas horas vagas de modo remoto. Em todo caso, tenha em mente que é necessário muita concentração e foco para entender todos os detalhes. Vale contar com materiais de apoio, fazer diversas anotações e até tirar dúvidas online. Entenda que esse momento vale muito. Além disso, opte por um horário em que ninguém irá te atrapalhar, para que você possa estar ligado totalmente nas aulas. Silêncio é muito importante, assim como a música e até a hipnose, sabia? Pois é, já fizemos artigos falando sobre isso e você pode acessá-los nos links em destaque.

Vale a pena também manter sempre a motivação, pensando o quanto será importante para sua vida profissional e pessoal realizar cursos online com certificado. Faça alongamentos antes de começar, escolha um local confortável e deixe as distrações (celular, redes sociais, televisão, interação com pessoas) de lado, pelo menos nesse momento.

Esses rituais são essenciais para que você se dê bem na avaliação final e para que, além de um certificado, consiga ter em mente todo o conhecimento para que possa usá-lo das mais diversas formas. Você pode até alterar padrões e mudar a vida de pessoas com novas informações. Ah, e outra dica final (e essencial) para saber mais como se organizar é ler nosso guia do aluno de curso online, um conteúdo completo e com as melhores estratégias.

Quero me matricular! Qual a melhor instituição?

Apostamos que você se deparou com muitas informações interessantes que ainda não conhecia a respeito da educação a distância. Agora, deve estar animado e disposto a fazer ótimos cursos online, seja em SP ou em instituições de qualquer lugar do país. O Educamundo, por exemplo, tem sua sede em Minas Gerais, mas é conhecida por atender todas as regiões brasileiras, com alunos de todos os estados. Você pode ver pelos depoimentos no portal que o que não falta é versatilidade e democratização no sistema de educação online e cursos a distância.

São mais de 200 mil alunos que confiam e gostam do sistema do Educamundo, portal de cursos online reconhecido e famoso por seu sistema exclusivo. Com um investimento único de {preco_matricula}, os assinantes têm acesso aos mais de 1200 cursos EaD por um ano. É uma ótima opção para você se certificar e conhecer as mais diversas áreas tranquilamente, por meio de um ambiente virtual de aprendiado otimizado, metodologias exclusivas e diversas vantagens.

Para saber mais, basta acessar o portal e se inscrever para ter tudo isso à disposição. Tire suas dúvidas, entre em contato, comente e compartilhe esse artigo para que seus amigos e conhecidos entendam tudo sobre os cursos online também. Boa sorte e até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.