Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos online Sociologia: os 10 destaques que você precisa conhecer

234_sociologia-02-1

A realidade de algumas escolas públicas do Brasil é de que as Ciências Sociais acabam não receber tanta atenção quanto aquelas disciplinas de outras áreas, como exatas e biológicas. Não é difícil encontrarmos algum aluno que não dá tanta importância para a aula de filosofia e em casos extremos, em locais em que o ensino das ciências sociais é extremamente debilitado. Um número não pouco significativo de estudantes tem dificuldade de responder rapidamente o que é sociologia. Esse cenário, que não é incomum, acaba por desencadear várias reações negativas, como a falta de interesse do corpo docente em buscar conhecimento sobre a sociologia da educação e mesmo aplicá-la dentro de classe. Para combater isso, escrevemos esse artigo com os dez cursos online sobre sociologia que você precisa conhecer o mais rápido possível.

Fazer um curso online de sociologia não é algo que somente os profissionais da área devem buscar, mas sim todas aquelas pessoas interessadas em compreender melhor a sociedade. Claro, os educadores e pedagogos são também mais que bem-vindos a explorar o mundo desses cursos EAD, já que no cotidiano da sala de aula eles podem passar conhecimento sociológico para as crianças. Prepare-se para ficar maravilhado com essa nossa listagem e sentir vontade de fazer vários desses cursos à distância.

Curso online Gestão Pública Participativa

Um dos erros mais comuns das pessoas que não são muito próximas à área da sociologia é pensar que ela não tem uma aplicação prática. O curso online Gestão Pública Participativa é o primeiro de nossa lista e ele prova justamente o contrário. O pensamento sociológico está presente constantemente quando pensamos nas maneiras corretas de fazer uma gestão pública consciente. Isso porque há diferenças entre um gerenciamento que trabalha diretamente com órgãos públicos e aquele que se resume apenas às instituições privadas. Isso acontece porque, quando pensamos em organizações empresariais, estamos lidando com outras questões, como crescimento de capital, produção de bens ou serviços da indústria. Já a gestão pública lida com a sociedade, ainda mais quando ela é pensada para ser feita de modo participativo, como vemos em alguns cursos online com certificado – que é o caso desse em questão.

Por exemplo, o orçamento quando é pensado de maneira participativa exige muita propriedade sociológica das pessoas envolvidas na gestão, já que a sociedade precisa ter voz ativa e se sentir representado por aquele gerenciamento. Logo, esse curso online auxilia nessas e em outras questões inerentes da gestão pública.

Curso online Ética e Cidadania

Outra vertente em que a sociologia é aplicada constantemente é mostrada pelo curso online Ética e Cidadania. Esses dois conceitos (o de ética e o de cidadania) não são apenas ensinamentos que são repassados para nós em uma aula de filosofia, mas sim nos acompanham a todo o momento. Quer um exemplo? O sigilo entre médico e paciente – aquele que garante a privacidade das informações trocadas em uma consulta, como meio de proteger a integridade sobre as informações confidenciadas ao profissional da saúde – funciona porque existe uma ética aplicada na medicina. Muito mais do que a confiança desenvolvida entre ambas as partes, é a ética que dita os protocolos sociais que devem ser estabelecidos naquela relação.

Pensar na questão da cidadania juntamente com a ética nos leva a entender a importância de discutir o nosso papel como cidadãos, com nossos deveres e direitos, dentro do contexto em que vivemos. Esse curso é feito para todos aqueles que se interessam pelo assunto, afinal, nossa existência social precisa passar pelas lentes desses dois tópicos que dão nome ao curso online, mas ele tem um foco maior nos ensinamentos aos profissionais da educação, sociologia, filosofia e direito.

Curso online Acolhimento Familiar e Institucional

O terceiro colocado na nossa lista dos cursos online sobre sociologia que você precisa conhecer é o curso online Acolhimento Familiar e Institucional. O nome diz bem: aqui, você aprenderá a como pensar no direito à convivência da família e também da comunidade. Surpreso? Não fique. Quando nos perguntamos o que é sociologia, algumas vezes podemos deixar passar o caráter familiar dessa área de conhecimento, tanto quanto o da adoção. O que temos que nos lembrar sempre é daquele ensinamento base que nos ensina que o núcleo da família é o primeiro contato social que temos. Às vezes focamos muito na sociologia da educação ou em outras vertentes e a família fica em segundo plano. Esse curso online, inclusive, chama atenção para isso: como é essencial acolher bem o sujeito tanto no contexto dos seus familiares quanto nas instituições em que esse ser está inserido.

Os programas de acolhimentos devem ser pensados pelos profissionais da área para que a transição da pessoa que está em uma instituição para uma família que quis acolhê-la se dê de maneira humana e da melhor forma possível. Adoções devem sempre ser acompanhadas para que o indivíduo possa ter uma experiência satisfatória que potencialize sua vida em direção a pontos positivos.

##lista_curso##

Curso online Direito Infância e Juventude

Um curso online de sociologia também abarca outras áreas de conhecimento, já que todos os profissionais precisam estar cientes de seu papel na sociedade. Contudo, para alguns isso ainda é mais forte, como é mostrado no curso online Direito Infância e Juventude – Fundamentos que, como expresso, leva para o Direito ensinamentos sociológicos. Proteger e orientar juridicamente crianças e adolescentes exige que consideremos diversos pontos: desde o sistema legal sobre o qual aquela pessoa está inserida até seu contexto social (considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente), para que seus direitos não sejam desrespeitados durante quaisquer que seja o processo em curso. Por isso, é importante ter um aporte teórico que se relaciona com casos práticos, porque somente assim conseguimos ver a aplicação sociológica em ação. Esses fundamentos estudados levam o profissional a pensar em medidas educativas a modo de não descolar aquele indivíduo, criança ou adolescente, de sua realidade e ainda levar em conta os processos sociais aos quais ele está sujeita.

Curso online Cultura Indígena

Provavelmente em alguma aula de filosofia você já se deparou com uma dessas perguntas: quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Filosoficamente, a discussão sobre esses tópicos segue um lado, mas sociologicamente, podemos remontar a história de nosso país. Fazendo esse caminho, acabaremos por buscar nossas identidades enquanto povo o que, de uma maneira ou de outra, nos levaria aos indígenas. A partir desse viés, o curso online Cultura Indígena mostra como há muito a ser aprendido sobre essa cultura que é uma das bases de nosso Estado e, logo, também faz parte de nossa identidade – ainda mais pelo fato de que a cultura indígena continua viva em alguns núcleos.

O estudo dessa diversidade ganha importância à medida que entendemos que a compreensão do que nos forma ajuda a direcionar nosso olhar para questões que antes não percebíamos, ou mesmo não julgávamos importantes, como a diversidade da nossa nação. Constrói-se, então, uma base de respeito étnico, cultural, histórico e religioso sobre nós mesmos. Nossa dica é que você fique sempre ciente de deixar no seu radar cursos EAD com essas discussões. Elas são mais valiosas do que você imagina.

- mNe6iPJt7BEAAAAASUVORK5CYII=

Curso online Sociologia Geral

Devemos sempre nos lembrar que a sociologia, assim como diversas ciências, tem diversas vertentes que podem ser estudadas e aprofundadas, como por exemplo a sociologia da educação. Em contraparte, é necessário ter uma visão conceitual sobre a área de conhecimento de seu interesse, para depois conhecer melhor aquele caminho que mais chama a sua atenção. Por isso o curso online Sociologia Geral aparece na nossa lista dos dez cursos à distância sobre o assunto. Nele, você aprende o conceito dessa ciência e ainda se aprofunda de modo a explorar como ela se encaixa no nosso contexto. Por exemplo, você sabia sobre a discussão dos problemas sociais como adventos da revolução industrial?

Olhar para a sociedade exige uma objetividade que é atravessada também pela nossa individualidade enquanto alguém que ocupa espaços sociais e está sujeito a mudanças que, ao mesmo tempo que são trazidas para nós, também ajudamos a criar. Entender o cosmos social é complexo e exige dedicação para entender como as interligações de diversas áreas da vida de um país, continente e mesmo do mundo se conectam. A sociologia geral busca investigar essas questões e outras mais.

Curso online Sociologia do Trabalho

Assim como podemos nos esquecer de olhar para a família quando nos perguntamos o que é sociologia, também podemos fazer o mesmo com o trabalho. Às vezes pensamos que durante as horas trabalhadas estamos sujeitos à outras questões, como a necessidade de nos sustentar, a urgência de fazer parte do mercado e ser uma força produtiva útil e, mesmo que em última instância, o quanto poderemos consumir com aquilo que ganhamos monetariamente. O interessante é que são sobre essas pontuações, e também acerca de outras, que o curso online Sociologia do Trabalho nos faz pensar e refletir. Nossa relação com os modos de produção e com o capitalismo reflete na sociedade como um todo e devemos investigar isso tanto quanto olhamos para os problemas sociais que nos cercam.

As novas tecnologias que são aplicadas nas organizações competem com as capacidades humanas e isso instaura novas associações com o ambiente, o que merece ser analisado. Como a economia afeta a exclusão social? O que fazer para pensar e agir sobre isso? O conteúdo programático desse curso online busca responder esses e outras questionamentos.

##lista_vantagens##

Curso online Antropologia Cultural

Às vezes fazemos cursos online com certificado focados somente em antropologia e eles deixam escapar componentes sociológicos que contribuiriam muito fortalecer as discussões. O curso online Antropologia Cultural faz justamente o inverso: leva sociologia para a discussão de uma outra disciplina. Antropologia também faz parte da área de conhecimento das ciências sociais, mas ela trata algumas questões de um modo meio diferente que a sociologia. Enquanto essa busca analisar a sociedade, aquela coloca o indivíduo em foco. Claro, não podemos retirar toda a individualidade de um ser social, por isso as duas disciplinas se completam, ainda mais quando estamos falando de cultura, o que é discutido nesse curso online.

Pensar no ser humano como produto central de seu contexto – nesse caso, com foco no enquadramento cultural – abre portas para discutirmos os mais diversos problemas e dificuldades que enfrentamos atualmente enquanto sociedade.

Curso online Sociologia da Violência e do Controle

Para você, interessado em fazer cursos online que toquem em assuntos de grande interesse social, o curso online Sociologia da Violência e do Controle é ótimo para fundamentar discussões urgentes sobre os problemas que ele traz sem seu título. Precisamos estar bastante cientes, por exemplo, de como as políticas de segurança pública devem ser implementadas, porque somente assim podemos caminhar para uma sociedade que conviva em harmonia. Em outro ponto, controlar as pessoas com métodos de vigilância é uma discussão que sempre se faz atual. Enquanto caminhamos para um estado de publicitação da vida privada, o Estado cresce seu poder sobre os indivíduos, o que precisa ser pautado com seriedade.

Ao mesmo tempo que fala sobre isso, o curso online também expõe as perturbações sociais causadas pela violência e como necessitamos debater de uma maneira lúcida todas as atribulações que atos violentos causam na sociedade. O medo que é instaurado, as reações igualitárias em brutalidade, a violência policial, todos esses tópicos são iluminados por pensadores da área sociológica que se dedicam a chegar ao cerne desses temas para que, enquanto sociedade, possamos encontrar a melhor saída.

Curso online Fundamentos da Ciência Política

O último curso online de sociologia da nossa lista de dez cursos à distância sobre essa área é o curso online Fundamentos da Ciência Política. Claro que a política não poderia faltar nesse artigo, já que ela tem uma carga sociológica extremamente forte. Fazer política, principalmente aquela sobre os cargos públicos, é entender quais os pontos podem ser melhorados por meio de ações concretas e legais, como fazer com que isso seja viável e ainda consiga levar o bem para um maior número de pessoas. A sociedade tem diversas urgências e questões para serem resolvidas e/ou pautadas e a política é um instrumento que consegue fazer isso por meio de medidas programáticas. Como vivemos em um Estado com suas configurações próprias (democrático, laico, inserido em um sistema econômico capitalista – isso não quer dizer que esses pontos são exclusividade somente do Brasil, mas sim que isso monta nossa estrutura política), devemos pensá-las juntamente com a cultura, a história e a sociologia. Para isso, é necessário antes entender os fundamentos, conceitos e teorias da ciência política, porque ela se faz presente em todos os contextos que nós, como seres, sociais estamos inseridos.

Viu a importância de aprender mais sobre sociologia? Esses dez cursos EAD foram uma amostra que separamos para você, mas o Educamundo tem diversos outros cursos online com certificado para você fazer – tanto nessa área, como em outra. O melhor de tudo é que você investe apenas {preco_matricula} por ano no portal e tem acesso a todos esses conteúdos, ou seja, pode fazer à vontade quantos cursos online quiser durante um ano. Matricule-se agora e deixe a sociologia fazer ainda mais parte da sua vida. Se interessou em saber sobre essa área do conhecimento e tem perguntas? Então deixe um comentário aqui no artigo que iremos responder suas dúvidas. Sugestões também são bem-vindas.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.