Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Prova de títulos: entenda sobre essa etapa dos concursos

Titulos-nova-trio

A prova de títulos, é uma etapa do concurso público em que os candidatos aprovados passam por uma triagem para verificação de suas qualificações e avaliação das quais são mais consistentes. É uma forma de agregar na classificação dos candidatos e eleger aqueles que estão mais preparados para o cargo.

Conquistar uma vaga em um concurso e se tornar um servidor público é o grande desejo da maioria das pessoas. Mas, essa tarefa não é fácil e é preciso muita dedicação nos estudos e se capacitar bem para garantir a classificação nos concursos, principalmente nos que exigem prova de títulos. Confira neste artigo tudo sobre esta etapa. Veja como se dar bem nas provas de títulos e entenda como os cursos online podem te ajudar bastante nesta etapa de avaliação. Temos certeza que com essa leitura você terá mais chances de ser aprovado e conseguir o tão sonhado emprego estável.

É direito de todos os brasileiros batalharem por uma vaga

A necessidade de pessoal para trabalhar nas instituições públicas foi aumentando proporcionalmente ao crescimento do nosso país. Assim, na Constituição Federal de 88, conseguimos, por lei, o direito a entrada nessas instituições por meio de avaliações, os chamados concursos públicos. Os concursos podem ser oferecidos pelas instâncias Federais, Estaduais ou Municipais. Essa mesma lei também prevê que, dependendo da complexidade e da demanda de capacidade técnica do cargo, além da aprovação na prova escrita do concurso, algumas instituições podem exigir a prova de títulos. É importante sempre ler as informações que constam nos editais, entender e tirar todas as dúvidas junto ao órgão e a banca examinadora, se preciso.

Você vai prestar um concurso e está perdido em relação ao termoprova de títulos“?

Em alguns casos é necessário passar por esta etapa para garantir uma boa colocação e conquistar uma vaga no concurso. O Decreto que assegura esse processo de avaliação é o de Nº6.944 de 21 de Agosto de 2009. Nesse decreto, são explicitadas diretrizes para a aplicação da prova de títulos.

Essa prova tem o objetivo de selecionar o candidato melhor preparado do ponto de vista acadêmico ou profissional. O candidato passa por uma seleção onde serão analisados todos os cursos que vocêfez. Mas, o que é válido nesta etapa? São exemplos de títulos os certificados ou declarações dos cursos de Graduação, PósGraduação, Mestrado, Doutorado, MBA, publicação de artigos, livros ou cursos livres de formação continuada. No edital estarão listados os títulos que serão aceitos e os pontos atribuídos a cada um deles.

Os candidatos somente apresentam os títulos depois que são aprovados nas etapas anteriores. Vale deixar claro também que essa prova não pode acontecer de forma única, ela é sempre aplicada posteriormente às provas escritas.

Esses títulos precisam ser comprovados. Por isso, antes de sair porfazendo qualquer curso que ofereça certificados, pesquise sobre a empresa ou instituição e verifique a confiabilidade das mesmas. As certificações precisam apresentar um número de registro ou autenticação.

Como conseguir uma boa classificação nesta etapa?

Além da dedicação aos estudos, procure se capacitar ao máximo para somar pontos e conquistar os primeiros lugares do concurso, garantindo a aprovação. Uma dica para isso é investir em cursos livres. Eles podem fazer a diferença na sua prova de títulos. Optar pelos cursos online pode ser uma boa alternativa em meio a rotinas puxadas de estudos. Algumas pessoas ainda precisam conciliar essa rotina com outro trabalho. A metodologia de estudos nesses cursos, geralmente, permite que o aluno administre melhor o tempo de estudos e, assim, você consegue dividir o tempo de maneira proveitosa e, claro, somar pontos na prova de títulos.

Quer usar os seus títulos?

Como preencher formulário de prova de titulos?

Deve ser preenchido com os dados pessoas do candidato (nome, número de inscrição do concurso, cargo pleiteado, documento, endereço e telefone). Depois deve preencher os títulos que possui. Assinar e colocar data e local a ser entregue. Cada organizadora tem seu formulário de preenchimento e normalmente pedem várias vias.

Como elaborar recurso para prova de titulo?

O recurso deve ser elaborado de forma objetiva, deve conter dados do requerente e da instituição a que se solicita fazer a reavaliação, especificar os fatos e assinar. É necessário observar se a empresa responsável pelo concurso disponibiliza o formulário de recursos e o prazo para sua interposição.

A prova de títulos é eliminatória?

Essa prova não tem caráter eliminatório, o caráter dela é apenas classificatório. O que isso significa? Mesmo constando nos editais que essas provas são meramente classificatórias, é importante observar a fórmula matemática adotada pela banca na hora de divulgar a nota final. Caso não apresente nenhum título, você não pode ser desclassificado do processo seletivo, apenas não somará mais pontos. O que pode acabar te prejudicado muito.

Fique sempre preparado!

Se você está prestando um concurso público e está seguindo as dicas de como passar que separamos, as chances de aprovação são enormes. Saindo a homologação do concurso, ou seja, quando o mesmo é aprovado de forma oficial pela instância pública, você tem a chance de ser chamado e passar pelo processo de nomeação.

Por isso, esteja sempre preparado e com toda a documentação em dia. Separe cópias de seus documentos de identificação, prepare os certificados e verifique no edital se não está faltando nada. Se for enviálos via Correios veja também no edital se há alguma especificidade para a emissão. É comum a exigência do envio por Sedex ou carta registrada, por exemplo.

Por isso, lembre-se: para se tornar um servidor público, não basta apenas se dedicar aos estudos. É preciso entender tudo sobre o processo, ficar de olho nos Editais e, principalmente, procurar realizar cursos para ir bem nas provas de títulos.

A prova de títulos na área da Educação

A prova de títulos na área educacional consiste na avaliação dos títulos acadêmicos, cursos de formação continuada, cursos de capacitação, experiência profissional e outros elementos que comprovem a qualificação do candidato para o cargo em questão.

A prova de títulos permite que os candidatos demonstrem seu comprometimento com a educação e sua busca constante por aprimoramento. Dentre os documentos que podem ser apresentados estão diplomas de graduação e pósgraduação, certificados de cursos de capacitação, comprovantes de participação em eventos educacionais e experiência profissional na área. Cada item é pontuado de acordo com critérios estabelecidos pelo edital do concurso ou processo seletivo.

É importante destacar que em processos seletivos simples, a rpova de títulos pode ser a única etapa para a designação/contratação de professores para vagas temporárias em escolas das redes de ensino estadual ou municipal.

​​​​​​​A prova de títulos na área do Direito

​​​​​​​Na área do Direito, onde a excelência e o conhecimento técnico são essenciais, a prova de títulos é um elemento determinante para a seleção dos melhores profissionais.

Os candidatos que buscam cargos na área do Direito podem apresentar uma série de documentos, como diplomas de graduação em Direito, certificados de pósgraduação, títulos de mestre ou doutor, aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), participação em cursos de capacitação jurídica, e experiência profissional em escritórios de advocacia, órgãos públicos ou instituições jurídicas.

Cada um desses elementos é avaliado de acordo com critérios estabelecidos no edital do concurso ou processo seletivo, e a pontuação obtida na prova de títulos pode ser determinante para a classificação final dos candidatos.

Dica extra: tenha ferramentas para te ajudar a passar no concurso

Estudar em casa pode ser muito difícil, fazer o planejamento e gerir os estudos não é uma tarefa nada fácil, e muito reprovam principalmente por causa disso
tudo. Se você organizar uma rotina de estudos, será bem mais fácil alcançar a sua meta. Planejar o que deve ser estudado e criar um cronograma vai ajudar você a ter um visão geral do que deve ser feito.

Crie uma rotina e respeite os horários estabelecidos. Estude todos os dias e não deixe que as matérias acumulem, pois será mais difícil colocar os assuntos em
dia. É fundamental que você esteja focado no seu objetivo. Organizar o seu seu dia a dia fará com que você tenha mais tempo e, quando o dia da prova estiver se
aproximando, você poderá apenas revisar os conteúdos planejados.

E por isso o Gestor concursos veio com tudo, além de ele planejar para você, ele organiza seus estudos, para que você não perca tempo, otimize seus
estudos e tenha mais tempo para você.

Relembre-se!

  • O que é prova de titulos em concurso? Normalmente é a segunda etapa do concurso público. Além do resultado obtido, a organização do certame pode solicitar a comprovação de determinadas capacidades e bagagem curricular, considerando diversas opções de cursos (MBA, graduação, cursos online e até artigos científicos que tenham sido publicados). A prova de títulos não tem caráter eliminatório, apenas classificatório.
  • O que é prova de titulos para professores? É a declaração do tempo de serviço na área de educação em instituições públicas ou particulares, da realização de cursos de pós graduação, mestrado e doutorado ou da publicação de artigos científicos publicados.

Prepare-se para concurso público e prova de títulos com o Educamundo

E vocêpossui alguma experiência com concursos públicos?

Está a procura de certificados em cursos online para a prova de títulos? ​​​​​​​Aqui no Educamundo temos uma diversidade de cursos que podem te ajudar a se preparar para concursos públicos e também pontuar na prova de títulos.

Por apenas R$ 79,90 você tem acesso a mais de 1.500 durante um ano inteiro. Pode estudar e se atualizar em diversas áreas do conhecimentoAproveite e se inscreva agora mesmo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.