As 3 melhores metodologias de aprendizagem para Cursos Online - Blog do Educamundo

 BLOG

Cursos online e o mundo

Você em constante revolução

Cursos online e melhores metodologias
 Anny Lima  27/06/2016

As 3 melhores metodologias de aprendizagem para Cursos Online

A popularização das novas tecnologias mudou consideravelmente os processos de ensino e, consequentemente, os nossos modos de aprendizado. Até as escolas tradicionais, nos moldes em que conhecemos, tiveram que se adaptar e introduzir suportes tecnológicos diferenciados para ganhar a atenção dos alunos. Os cursos online surgem nesse contexto, para suprir uma nova demanda no ensino. Escolas, empresas e instituições, apostam no ensino à distância para estimular o aprendizado com as ferramentas oferecidas via internet. Nesse processo, novas metodologias de aprendizagem precisam ser aplicadas. Vamos trazer aqui informações relevantes sobre as três melhores metodologias de aprendizagem à distância: a metodologia de autoaprendizagem, metodologia da conversão didática guiada e aprendizagem aberta.

Primeiramente, você sabe o que significa metodologia?

Antes falarmos sobre as metodologias de fato, é preciso que você entenda o real significado dessa palavra. Metodologia significa “caminho ou via para a realização de algo”. Ou seja, é o processo utilizado para chegar a algum conhecimento. Metodologia é também o estudo das melhores formas de pesquisa para cada área do conhecimento. Podemos ter metodologias científicas, metodologias para trabalhos de conclusão de curso e metodologias de ensino, por exemplo. Essa última, por sua vez, é responsável por organizar o aprendizado do aluno e elas podem ser aplicadas de diferentes maneiras no processo educacional. Lembramos que abordaremos somente as metodologias de ensino à distância.

Saiba mais sobre as 3 melhores metodologias de aprendizagem

  1. Metodologia de Autoaprendizagem

Como o próprio nome diz, o aluno tem liberdade nos estudos. Nesse método, você é o responsável por gerir o tempo de dedicação ao curso. Também, a dependência de outros profissionais é desconsiderada, a não ser pela seleção de um bom material de ensino. Não é necessário que cumprir horários pré-estabelecidos de estudo, o que possibilita maior flexibilidade no período de realização do curso. Exceto se a instituição exigir o cumprimento de um período mínimo de estudos, para dar maior credibilidade à sua certificação.

O método leva em consideração que o aluno reflita e entenda sobre o conteúdo antes de passar para outro tópico. Esse método estimula o seu desenvolvimento e a sua capacidade de construção de conhecimento e a sua capacidade crítica. Além de permite que você aprofunde mais nos temas que despertam maior interesse.

O aprendizado é realizado através de vários suportes, sejam por meio de vídeos, links, artigos ou livros disponibilizados na internet. Sempre mediados pelo ambiente online.

A avaliação dos estudos é parte fundamental nesse processo. O método exige que o aluno faça uma prova após os estudos do conteúdo ou realize exercícios que são enviados à instituição de ensino para correção. As provas utilizadas para essa avaliação, geralmente, são por questionários com perguntas fechadas e/ou abertas. Atividades não avaliativas também são disponibilizadas para que o aluno coloque em prática o que foi aprendido e se prepare para a avaliação final.

  1. Método da conversão didática guiada

No método da conversão didática guiada, o aluno também tem um papel autônomo no processo de aprendizagem. Na conversão didática guiada, o aluno administra o tempo de estudos e pode selecionar, dentro dos materiais disponibilizados, aqueles conteúdos que mais interessam. O que mais chama atenção nesse método está relacionado ao material dos cursos. Aqui, é necessário que o material disponibilizado em cada módulo do curso seja impresso e estudado fora do ambiente virtual. O que limita os suportes de aprendizado. Somente depois de passar por esse estudo individual é que o aluno volta a interagir com os outros conteúdos online. 

Fique atento a essa metodologia! Você pode não ter os recursos necessários para a impressão de todo material que é ofertado. Além de causar danos ao meio ambiente com a produção exacerbada de papel, será mais um gasto para imprimir os textos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

  1. Aprendizagem aberta

A metodologia de aprendizagem aberta refere-se ao processo de ensino que envolve o estudo de mais de uma temática ao mesmo tempo. Ou seja, você tem acesso a um conteúdo interdisciplinar que passa por dois ou mais cursos distintos. A aprendizagem aberta no ambiente online permite essa flexibilidade de temáticas. Aqui, o aluno também é o responsável por determinar o seu tempo de estudos.

Essa metodologia se difere das outras em relação aos processos avaliativos. Mudam-se frequentemente os critérios de avaliação e há alternâncias entre questionários avaliativos fechados ou abertos e questões de redação envolvendo as várias temáticas abordadas.

Para quem nunca teve contato com um processo de aprendizado nesses moldes, pode parecer um pouco confuso. A constante mistura entre diferentes assuntos pode fazer com que o estudante se sinta perdido em relação ao domínio dos conteúdos e acabe por não aprender da melhor forma. Com essa metodologia, o aluno pode levar um tempo maior para se adaptar e acostumar com a dinâmica.

Cursos Online Metodologias

Ressaltamos que para o melhor aprendizado, refletir sobre os conteúdos, repetir a leitura de um texto e colocar em prática o que você aprendeu são exercícios que podem ser realizados frequentemente para ajudar na compreensão do assunto. Além disso, é necessário criar um ambiente propício para isso. Estude em um local silencioso, evite se distrair com assuntos que não dizem respeito à disciplina e separe um tempo para dedicação ao curso.

É importante lembrar também que, mesmo estudando através da melhor metodologia, você deve estar dedicado e motivado para ter sucesso no processo de aprendizagem.

Conte para nós qual foi a metodologia que mais se identificou e fale sobre como você faz para criar um ambiente de estudos propício.

Bons estudos!

Colunista

Anny Lima

 

Marketing

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

PROMOÇÃO TERMINA EM . INSCREVA-SE AGORA MESMO E GANHE 100 PONTOS. INSCREVA-SE

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r