Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos online na área de Educação: conheça 10 cursos essenciais

media-7

A área da educação é repleta de vertentes que merecem toda sua atenção. São tantos pontos em que focar que você – educador ou um admirador – pode não saber muito bem por onde começar a agir. Felizmente, existem diversos cursos online à sua disposição e, para te ajudar, separamos os dez cursos essenciais sobre educação para que você tenha um ótimo panorama sobre os assuntos mais em alta. Conheça todos eles e comece a estudar aqueles que mais chamarem sua atenção.

Curso Online Tecnologia Assistiva

Para você que entende a importância da inclusão de todos os indivíduos na sociedade o curso online Tecnologia Assistiva é uma ótima escolha. Cada vez mais o mercado de trabalho no geral compreende que é necessário atender melhor as pessoas com deficiência e é por isso que esse curso à distância se faz indispensável. Ele fala sobre o uso de diversos técnicas e procedimentos que são usados para atender quem tem algum tipo de deficiência.

A palavra chave nesse caso é inclusão e o Curso de Tecnologia Assistiva se aprofunda no tema. Além de ser amplamente aplicado para qualquer um que deseja entender e conviver melhor com pessoas deficientes físicas ou mentais, esse estudo à distância agrega valor para os profissionais da área da educação e saúde, que trabalham constantemente com um número variado de indivíduos. As ferramentas digitais – desenvolvidas com computadores e outros meios tecnológicos – que estão disponíveis em nosso contexto atual, devem ser melhor trabalhadas para criar uma sociedade mais inclusiva. Com os ensinamentos desse curso você se torna um agente nessas mudanças que se fazem cada vez mais necessárias. Aprenda os conceitos e objetivos dessa tecnologia para agir em favor de uma sociedade mais unida.

Curso Online Comunicação Alternativa

Outro curso online que visa expandir o entendimento sobre inclusão social, como o de Tecnologia Assistiva, é o curso online Comunicação Alternativa. Esse curso tem um objetivo mais focado em profissionais que trabalham na área da educação e/ou da saúde, isso porque esse estudo à distância desenvolve sua ênfase na educação inclusiva.

Dessa maneira, a Comunicação Alternativa trabalha com diversos materiais que juntos têm uma meta de ajudar os profissionais a criarem e planejarem uma metodologia específica para todos os indivíduos que possuem algum grau de dificuldade de comunicação, tanto em meios escolares quanto nos sociais. O curso trabalha com maneiras novas de estimular a linguagem simbólica das pessoas com dificuldade, ajudando-as em suas expressões comunicacionais.

O aluno que faz esse curso é capacitado para pensar em uma maneira de ajudar aqueles indivíduos com deficiência de fala, auditiva ou mental a se comunicarem. A Comunicação Alternativa também fala sobre o respeito, a diversidade e discorre acerca de maneiras para perceber e lidar com a sociedade em geral, o que perpassa outros caminhos que não somente as formas escritas e verbais de se comunicar.

- BgArgnvzw9iBEgAAAABJRU5ErkJggg==

Curso Online Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD

Quanto mais cedo os transtornos de interações sociais forem notados, melhor para a criança. Isso tem um impacto significante na vida dela, já que ajuda tanto ela quanto os responsáveis por pensar em maneiras de lidar com aquela dificuldade, seja qual for. Por esse motivo o curso online de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) é um dos dez cursos essenciais na área da educação.

O egresso desse curso estuda materiais detalhados que passam por diversos transtornos de interações sociais e aprende como percebê-los. Os ensinamentos vão além e fazem com que os envolvidos pensem em formas diferentes e criativas para lidar com as dificuldades que aquelas crianças podem enfrentar desde cedo. Os materiais didáticos desse curso são escolhidos de maneira específica para a atualização ou capacitação do profissional.

O curso à distância sobre Transtornos Globais de Desenvolvimento fala sobre os principais tipos desses problemas e também ensina como avaliar um aluno que experiencia algum TGD. Noções como o direito à educação para crianças que sofrem com alguns desses transtornos também são abordados, bem como outros tópicos relacionados. O profissional que decide estudar esse curso se torna uma peça de suma importância para o pilar social de uma criança com esses problemas. Ele ajuda os pais, o próprio indivíduo e também causa impacto na formação e amadurecimento da sociedade como um todo.

##lista_curso##

Curso Online Deficiências Múltiplas

Se você é um profissional da área da educação, da psicologia, saúde ou se considera apenas alguém interessado por um desses temas, o curso online de Deficiências Múltiplas te ajuda na missão de anteder as crianças que se encaixam nesse perfil.

Esse curso trata sobre os indivíduos que porventura têm ocorrência de duas ou mais deficiências, sejam elas físicas, intelectuais ou uma combinação dos dois tipos. Esse curso à distância é focado em ferramentas, estratégias fundamentadas, desenvolvimento de atividades e técnicas reconhecidas para lidar da melhor maneira com essas pessoas em sala de aula. O processo de aprendizagem de crianças com deficiências múltiplas difere das outras e isso está intimamente ligado ao desenvolvimento delas na sociedade, principalmente em espaços de conhecimento.

Quem estuda esse curso ainda aprende como fazer a orientação familiar. A família é muito importante como base para a criança com deficiências múltiplas e deve estar alinhada com os educadores que cuidam do intelectual dela. Além disso, formas de comunicação e tecnologias interativas, que são pontos indispensáveis na boa evolução desse aluno, também são tratadas.

Curso Online Importância do Reforço Escolar

Dar assistência para os alunos é muito importante. O papel de um educador não é somente passar o conhecimento, mas garantir que os estudantes consigam assimilar aquilo que é ensinado em sala de aula. Muitas vezes, por diversos fatores, o aluno pode não conseguir acompanhar completamente os ensinamentos, por isso o curso online Importância do Reforço Escolar é extremamente interessante para aquele com o papel de ensinar.

O conteúdo pensado para esse EAD discorre sobre conhecimentos teóricos acerca da prática do reforço escolar. Isso significa que são estudadas metodologias desenvolvidas ao longo do tempo e estratégias específicas para que haja uma base sólida que te permita entender todos os pontos que devem ser analisados em um reforço escolar.

O curso ainda demonstra quais são os benefícios dessa conduta estudantil para a aprendizagem e formação dos alunos. Eles se sentem mais seguros e acolhidos quando podem contar com a ajuda de um professor que se preocupa pelo processo dele durante e após o horário das aulas. As dificuldades podem ser sinalizadas durante qualquer conteúdo ou disciplina que é repassada e por isso o profissional que entende a importância do reforço escolar está apto para construir um melhor ambiente de ensino para seus alunos.

Curso Online Educação Especial Inclusiva

Votando à noção da inclusão social e seu poder transformador na sociedade, temos mais um curso que trabalha com essa temática: Educação Especial Inclusiva. Assim como o curso de Comunicação Alternativa, esse ensino à distância também tem como objetivo profissionais educadores. Contudo nada impede que ele seja cursado por outros indivíduos que se interessem no assunto da Educação Inclusiva.

São ensinados procedimentos e estratégias que, juntos, constroem o cerne do desenvolvimento de práticas pedagógicas para que os indivíduos com deficiência sejam completamente incluídos nos ambientes escolares, principalmente na sala de aula, espaço em que o conhecimento é repassado para todos os alunos.

Para pensar a Educação Especial Inclusiva o curso trabalha com temas muito caros ao desenvolvimento pleno do ser humano, como o convívio social. Além disso, ele repassa uma estrutura de atendimento e suporte de como lidar com as pessoas que têm algum tipo de deficiência, ou seja, ensina formas de entender e apoiar quem necessita dessa atenção. Para ir mais afundo, o material estudado também aborda como auxiliar tipos diferentes de alunos e faz isso ao ensinar como identificar as particularidades deles, sempre com o objetivo para concretizar a inclusão daquele ser no ambiente da escola.

-

Curso Online Alfabetização e Letramento

Assim como o curso online de Educação Especial Inclusiva, o curso online Alfabetização e Letramento tem como foco os educadores, mas isso não exclui todos aqueles que se sintam interessados pelo assunto e em formas de ajudar dentro da área da educação. Os ensinamentos em questão focam o estudante em desenvolver métodos que sirvam como estímulo para que os outros – crianças, adolescentes, adultos – possam adentrar tranquilamente na área da leitura, da escrita e desenvolvê-las da melhor maneira possível. Isso fica claro que todo o processo passa por três pilares essenciais na formação de conhecimento: ler, escrever e compreender.

O objetivo não é somente ensinar as regras sobre a linguagem escrita, mas também todo o senso de entendimento que somente uma compreensão completa consegue trazer. Para aqueles que já dão aulas, o curso desenvolve habilidades para que eles possam planejar e gerenciar as aulas que serão dadas. Isso só é possível por causa uma rede de métodos e recursos diversos. Essa interconexão visa um dinamismo na forma de aprendizagem, o que faz com que todo o processo de alfabetização e letramento seja mais atraente – especialmente para as crianças. Além disso, ela liga o educador ao aluno, o que ajuda a fortalecer uma reciprocidade entre o ensinar e o aprender.

Curso Online Deficiência Intelectual

A Deficiência Intelectual precisa ser entendida em sua totalidade para que possamos agir de forma a passar conhecimento para as pessoas de maneira mais assertiva e é isso que esse curso propõe. Uma pessoa com essa deficiência precisa ser acompanhada para que as relações que ela cria com outros indivíduos e as dificuldades em habilidades sociais dela possam ser entendidas e facilitadas. Esse curso vai além da área educacional e atinge também a social, o que o faz apto a ser feito por profissionais tanto da educação quanto da saúde.

São vistos temas específicos e que possuem relevância para quem desejar desenvolver a habilidade de ajudar pessoas com deficiência intelectual. Alguns exemplos são: como prevenir uma deficiência intelectual; de que maneira é possível conseguir o apoio da família e da escola; quais atitudes sociais devem ser repassadas para as pessoas com esse tipo de deficiência; como vencer o desafio de igualar as oportunidades de trabalho para esses indivíduos com a profissionalização deles próprios.

O curso permite um amplo entendimento que pode ser aplicado em crianças, adolescentes e adultos. Ele trabalha com todas essas idades para que o profissional que desejou cursá-lo possa ajudar todas as pessoas a serem membros produtivos da sociedade.

##lista_vantagens##

Curso Online Bullying nas Escolas

A prática do bullying ainda é uma realidade nos ambientes escolares e por isso esse curso é tão importante e urgente. Recomendado a todos aqueles que possuem algum envolvimento com o sistema educacional – educadores, administradores, pais de alunos – o cursos online Bullying nas Escolas ensina a identificação desse tipo de violência, que se não levada a sério passa despercebida. O curso à distância em questão também discorre sobre as causas e efeitos dessa prática, bem como formas de intervir para que ela não aconteça mais.

A manifestação do bullying nas escolas pode ter diversos aspectos e esse curso ajuda a investigá-los para assim poder promover um lugar seguro para todos os alunos. Tópicos como a dificuldade no embate contra esse tipo de violência escolar e caminhos que os envolvidos nesse ambiente de educação devem tomar são de grande destaque nos conhecimentos repassados. Pensar em um programa que vá de encontro ao antibullying passa por um senso de ética e moral necessários para a construção de um ambiente saudável para as crianças, principais vítimas dessa violência. O desenvolvimento de uma sociedade melhor tem início na educação e em como esse espaço de passagem de conhecimento deve permitir que os indivíduos tenham total desenvolvimento de suas habilidades sem serem perseguidas enquanto pessoas.

- 83AHXkVRb7hHsGAAAAAElFTkSuQmCC

Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil

Ajudar em um desenvolvimento intelectual saudável para as crianças exige inteligência lógica e emocional para saber falar a linguagem delas. Por isso o curso online de Brincadeiras para Recreação Infantil é um dos 10 essenciais na área da educação. O profissional educador que usa o lúdico ao seu favor, consegue criar uma conexão com os alunos mais jovens e insere ensinamentos de uma forma em que as crianças consigam aprender mais orgânica e natural para elas.

Além disso, a integração social que as brincadeiras geram é um ponto a se destacar, bem como o sentimento de inclusão, tão importante para demonstrar desde cedo a diversidade social em que vivemos. O curso compreende todo o espectro do universo infantil, por isso trabalha com pintura, modelagem, relaxamento, jogos e outros pontos que compõe tudo aquilo que as crianças conhecem e gostam.

 

Se interessou por algum desses cursos? Matricule-se no Educamundo, comece a estudar e ajude a área da educação a se desenvolver cada vez mais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.