Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Certificados rápidos para Cursos Online? Desconfie mais rápido ainda

imagemtrio-6

Hoje em dia ter acesso à educação não é tão complicado como era há alguns anos. Diversas faculdades oferecem facilidades na matrícula e o acesso aos cursos em instituições públicas também se popularizou. Com tantas formas de estudar, os cursos online são uma ótima opção para quem quer mais conhecimento.

Sejam eles voltados para o mercado de trabalho, realizações pessoais ou acadêmicas, os cursos online possuem uma grande variedade. Essa variação permite que o estudante tenha muitas opções para escolher. É nesse momento que temos que ficar mais atentos, porque um grande número de pessoas prefere certificados rápidos e cursos gratuitos. Contudo, será que isso é bom?

O que é preciso se perguntar sobre cursos online

Em que temos que pensar antes de escolher um bom curso online? Devemos pesquisar o curso em si ou a instituição? Quantas horas você terá que se dedicar? Como saber se a instituição que te oferece aquele curso é séria? E uma das perguntas mais importantes: será que esse curso vai te dar o retorno que espera? Falamos sobre essas e outras dúvidas nesse post. Continue lendo e você terá um bom panorama para escolher bem o seu ead e desconfiar seriamente daqueles que oferecem certificados rápidos.

Um curso online precisa exigir de você?

Sim, precisa. Há uma grande falácia de que cursos online são extremamente fáceis. Algumas instituições que não possuem uma metodologia desenvolvida e aplicada podem oferecer cursos de baixa qualidade, mas não devemos pensar isso de todas as outras. Do mesmo modo que existem faculdades e universidades bem posicionadas mundialmente, há aquelas que não oferecem um ensino de qualidade.

O x da questão é que muitas pessoas têm essa visão sobre cursos online justamente porque alguns deles podem ser feitos em um dia, por exemplo. Por mais que existam cursos que tenham muitas vídeo-aulas, um material extenso, forneçam um espaço para tirar dúvidas com os profissionais daquela área de conhecimento, eles não exigem que o aluno tenha que ter feito um mínimo de horas de estudo para dar validade ao certificado retirado na prova final.

Se não há uma organização na forma de passar os ensinamentos para a frente, é bom desconfiar dos reais objetivos daquela instituição em que você se matriculou. Talvez ela só esteja atrás de um grande número de pessoas matriculadas para poder vender mais. Afinal, você quer resultados e deve contar com a ajuda daquele lugar que vai te certificar no futuro.

##lista_curso##

Não conheço muito bem a instituição, mas o que importa é o certificado ao final do curso

É ótimo você pensar em fazer cursos online porque quer se destacar e ser certificado, mas o ensino que você receberá não está descolado da instituição que o oferecerá. Você deve sempre pesquisar sobre aquele sistema ou empresa que oferece os cursos online. Algumas delas não se interessam muito em te contar todos os processos envolvidos, passo a passo, então você deve desconfiar quando se deparar com algo parecido.

Uma instituição séria explica como é a metodologia de ensino que ela usa. Não faz sentido, por exemplo, um curso ter uma carga horária alta de estudo e você receber o certificado em poucas horas. Métodos assim mostram somente incongruência e o mercado de trabalho está atento para todas essas facilidades que não visam ensinar, mas sim apenas dar um aval documental de que o aluno fez aquele ead.

Você não pode se importar apenas com a certificação, dessa forma tudo o que deveria ter aprendido não vai refletir o esforço que seria esperado de você. Então procure instituições que te expliquem como as metodologias delas funcionam e que tenham canais abertos para que suas dúvidas sejam respondidas.

Educamundo Cursos Online

Quanto mais rápido eu fizer meu curso, melhor

Essa decisão é sua. Os cursos online trazem as horas totais e você tem a possibilidade de flexibilizá-las da maneira que quiser. Entretanto, você deve pensar: quanto tempo eu realmente preciso para assimilar todo esse conhecimento? Um das melhores coisas de cursos online é que você justamente pode fazer tudo com mais calma. Em um curso presencial, por exemplo, existe muitos prazos para serem cumpridos, a começar pela hora em que a própria aula se inicia. Com cursos online não é assim. Você faz seus próprios horários.

O problema com cursos online gratuitos ou que oferecem certificados rápidos é que eles chegam a não se importar muito com isso. É uma liberdade sua fazer as aulas da maneira que achar melhor, mas a instituição também deve estar atenta ao fato de que a mente humana precisa de um mínimo de horas para que tudo o que é ensinado, seja devidamente assimilado pelo nosso cérebro. Caso contrário, você se verá sozinho em atingir seus objetivos, ou seja, batalhando em uma missão que poderia ser melhor resolvida se fosse compartilhada.

Toda instituição é igual, os cursos não diferem tanto

Quando encontramos alguém que tem esse pensamento podemos desconfiar que essa pessoa provavelmente já não consegue levar mais a sério o ensino. Muitas vezes essa sensação é causada justamente porque não houve pesquisa suficiente por parte do aluno. É como se aquele indivíduo estivesse tão saturado de lugares que oferecem uma superficialidade de ensino – que se encanta com tanta facilidade em um primeiro momento – que ele passa a não exigir muito retorno do lugar que fornece os cursos para ele.

Esse sentimento é puramente negativo, tanto para aquela pessoa que pensa isso, quanto para todo o mercado. Pensamentos se difundem facilmente e aquela ideia de que cursos online não são bons, vai sendo reforçada quando mais e mais pessoas tem esse pensamento equivocado de que todas as instituições e seus cursos são iguais. Em momentos como esses temos que nos lembrar: nenhum lugar é como o outro.

Esse pensamento também pode surgir pela classificação que o mercado dá para essa modalidade de ensino, que recebe a classificação de Cursos Livres. A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25 e o Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3 e § 2º é o que ampara essas instituições. Porém, não faz nenhum sentido pensar que pelo fato de que todos os cursos online são denominados dessa forma pela lei, que agem de maneira igual e por isso podem passar pelo mesmo crivo de julgamento.

Para fugir desses falsos argumentos, a dica é: pesquise, procure ouvir muitas opiniões de pessoas que cursaram naquele lugar que você pensa em estudar. Se necessário, contate a instituição, converse com alguém que trabalha na empresa. Se ela quer que você alcance seus resultados, então estará disponível para sanar quaisquer questionamentos seus.

Quero me destacar, então prefiro fazer cursos que me certificam rapidamente

É ótimo você pensar em em se capacitar porque quer se destacar, seja no mercado profissional ou mesmo no seu âmbito pessoal. Mas pense, de que maneira você acredita que alguém consegue se destacar mais: pela quantidade de cursos que tem no currículo ou pela qualidade deles? A resposta não é nada difícil: quanto mais cursos de qualidade, melhor. Mas então entramos em outro aspecto da questão inicial: qualidade exige tempo, algo que cursos que dão certificados em tempo recorde não veem como uma variável tão importante na equação do seu sucesso.

Sabemos que não é nada fácil aceitar essa verdade. O mundo está cada vez mais voraz, precisamos mostrar que temos algum diferencial e fazer isso por meio de cursos online é bom por toda a facilidade que esse método de ensino te proporciona. Contudo, as pessoas querem saber se todos aqueles conhecimentos que você diz ter fazem alguma diferença real em quem você é.

Tudo está em uma cadeia de eventos: se você não se importa em pesquisar a instituição então não conhece as metodologias usadas; logo, faz cursos variados – gratuitos ou não – que não exigem um esforço de aprendizado seu; quando precisa colocar em prática aquilo que supostamente aprendeu, não consegue. Ou seja, você pode ter pensado que foi vantagem investir o mínimo de tempo para ganhar aquele certificado, mas, no fim, ele não consegue certificar a habilidade que você deveria ter desenvolvido.

É bom fazer todos os cursos que me indicam?

Ainda no cenário que mostramos anteriormente, quanto mais cursos você faz, mais lucrativo é para a instituição. Então, uma empresa que visa somente o lucro próprio vai querer que você passe por todas as áreas de conhecimento. Você então se pergunta se vale a pena fazer aquele curso que nem tinha em mente mas que, como foi uma indicação, talvez seja até bom dar uma chance e fazer.

Ser um profissional ou uma pessoa diversificada é ótimo, mostra dinamismo e versatilidade, qualidades que são bastante apreciadas em qualquer momento de sua vida. Porém, ter uma ideia clara do lugar em que você quer chegar com todo aquele conhecimento é muito importante. Não é necessário ter, por exemplo, um plano de carreira para tomar essa decisão. Você só precisa se perguntar seriamente: em que eu quero investir nesse momento? E então pensar em cursos que te ajudem nesse objetivo. Um plano em que você tem acesso a diversos cursos online em um site é ótimo por te deixar livre para escolher o que você quer fazer. Se decidir investir em outra área, você tem a possibilidade sem nenhuma pressão.

O importante é organizar melhor sua dedicação. Saiba qual a carga horária de cada um daqueles cursos ue te chamou atenção. Estude formas de conciliá-los e se parecer que você não vai conseguir se dedicar a tantos projetos, deixe algum deles para depois.

##lista_vantagens##

Mas eu não tenho tempo, preciso fazer um curso rápido

O tempo é uma grande questão para nossa vida e sempre foi. Hoje, por mais que tenhamos a internet como nossa aliada na resolução de vários problemas, a sensação é de que cada vez temos menos tempo. Se já erramos naquilo que exige nossa atenção extrema, como o trabalho, não seria diferente acontecer isso em um curso que você vai começar a fazer para fortalecer suas habilidades. Nesse cenário, muitas pessoas decidem por fazer algo rápido para, supostamente, ter um resultado tão veloz quanto.

Como já dissemos, a qualidade é um fator de peso, então você pode mudar sua perspectiva: ao invés de querer fazer um curso rápido, pense que estudar para um curso um pouco mais longo e que exige dedicação é o mesmo que fazer vários cursos rápidos. Quando você sabe sobre a seriedade da instituição, conhece seus resultados reais, confia no método de ensino, tem depoimentos de pessoas que já estudaram naquele lugar, vai começar a entender que o que você tem que fazer é justamente um investimento do seu tempo.

Leve a sério essa sua decisão de cursar algo online e cobre mais de si mesmo. Você não merece ser boicotado por uma decisão própria porque em um momento de pouca clareza fez uma escolha de forma precipitada. Querer fazer tudo rápido é quase uma forma comum de operar nesse momento social em que vivemos, mas não vale a pena agir assim e se arrepender depois.

Não tenho muito dinheiro, prefiro fazer algo rápido

Pesquisa de preço é essencial para influenciar em qualquer decisão de compra que fazemos. Muitas dessas pesquisas são motivadas com o objetivo final de achar o menor preço. Com o passar do tempo, quando temos contato com instituições variadas, percebemos que o que deveria ter sido o motivador dessa busca não é o preço, mas sim o custo-benefício. Você consegue encontrar diversos cursos bons, ou maneiras de se matricular em sistemas completos, que cabem no seu orçamento. Não podemos escolher algo baseado apenas em uma variável – nesse caso, o preço – para fazer a decisão de algo que envolve o conhecimento que você vai adquirir.

Em médio e/ou longo prazo, investir seu tempo em algum curso gratuito ou que tenha certificação veloz vai se mostrar como algo que não valeu a pena. Quando somos negligentes com nossa educação, nós mesmos que acabamos por pagar o preço disso. Já existe a famosa expressão um barato que sai caro – que se aplica perfeitamente aqui – e vamos um pouco mais além, pensando: algo quase de graça, pode sair mais caro ainda.

Cursos online, assim como outros métodos de ensino, vão exigir um compromisso do aluno, mas as instituições que os oferecem também devem mostrar que pensam no melhor daquele estudante. Devemos desconfiar de certificados rápidos e cursos gratuitos porque você pode não ter o retorno que esperava desde o começo. Pesquise bastante e faça uma escolha consciente: acrescente em sua vida somente um curso em que você pode confiar na qualidade.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.