Certificado de curso online tem o mesmo valor de curso presencial? - Blog do Educamundo

 BLOG

Cursos online e o mundo

Você em constante revolução

 Equipe Educamundo  12/09/2016

Certificado de curso online tem o mesmo valor de curso presencial?

Quando fazemos qualquer curso, sempre esperamos por algum tipo de documento que comprove nossa determinação em aprender, como um certificado. Ao pensarmos em cursos online (EAD) somos levados a lembrar dessa comprovação documental. O documento é sempre bastante esperado pelos alunos porque eles sabem da importância legal que tem tanto para si mesmos quanto para o mercado de trabalho.

Contudo, é comum surgir algumas dúvidas no estudante de cursos livres online: será que meu certificado vai ser bem recebido pelas empresas? Meu curso tem reconhecimento legal perante à sociedade em geral? Um curso à distância exige tanto quanto um curso presencial: comprometimento, formas de otimização de estudos, dedicação e ainda vai mais além, pedindo organização total do aluno, já que ele estuda sozinho em casa. Mesmo assim, você pode acabar se perguntando se seu certificado é válido.

Para esclarecer todos os pontos que passam pela sua cabeça, criamos esse artigo. Em resumo, a resposta à pergunta “Existe diferença entre o certificado EAD e aquele recebido em um curso presencial?” é “Não existe”, mas iremos te explicar o porquê disso.


O certificado do seu curso online tem o mesmo valor de um presencial

Existe no Brasil, desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Dentre diversos pontos que a legislação pontua, um deles diz respeito aos cursos de educação à distância. A lei prevê a existência desses cursos tanto para a educação básica como para a superior, o que significa: cursos livres, ensino médio, técnico, graduação e também pós-graduação. Ou seja, o ensino à distância está amparado por todos esses lados. A lei ainda determina que os certificados desses cursos tenham o mesmo valor que dos presenciais. Logo, a EAD está prevista na lei brasileira e a validade de seu documento deve ser aceita.

Além disso, no seu certificado não vem nada especificando que aquele documento é proveniente de um curso feito à distância. Isso é uma pequena demonstração que a lei não diferencia um documento de outro somente pela maneira como o curso foi feito pelo aluno. Essas documentações são padronizadas, já que seguem uma legislação única. Não há motivos para duvidar da validade de seu certificado, fique tranquilo.

Para se ter uma ideia ainda mais ampla de como essa lei é importante, é devido a ela que os cursos à distância - seja para qualquer um dos ramos da educação básica ou superior, como falado acima – são criados com a mesma duração de sua modalidade presencial. Por isso a EAD também tem uma duração pré-determinada. A flexibilidade de estudar em um curso online ainda existe, já que é você mesmo que faz seus horários e sua carga de estudo. Contudo, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) tem consciência da importância de determinar um tempo para o aprendizado do aluno, assim como é feito com um curso presencial.


Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

O certificado do seu curso online também é válido em concursos

Da mesma forma que o certificado de um curso presencial é aceito nos concursos públicos, o de educação à distância também. De toda maneira é importante frisar que por mais que seu curso seja reconhecido, assim como a instituição que o oferece, cada edital ou mesmo organização pode ter regras e especificações próprias. Nesse caso, o mais recomendado é que você se atente à essas delimitações técnicas antes de prestar o concurso público em questão. Assim você confirma se existe ou não aceitação da modalidade de cursos livres.

De qualquer forma, saiba que muitas dessas diferenciações colocadas pelos editais não encontram nenhum amparo pela lei brasileira. Hoje é comum vermos concursos que possuem essas cláusulas terem-nas anuladas judicialmente.  No entanto, por enquanto, vale a máxima “melhor prevenir do que remediar” e o indicado é que você realmente leia o mais atentamente possível o edital do concurso que deseja prestar para evitar quaisquer surpresas.