Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Atividades complementares: como ter horas extracurriculares

Untitled-1-02-1

Atividades complementares são programas obrigatórios para que o aluno complete seu currículo acadêmico. Seu objetivo é adicionar competências e experiências à sua formação profissional, promovendo uma vivência fora do ambiente acadêmico. As atividades complementares devem representar no máximo 20% da carga horária total do curso, de acordo com a resolução nº 2/2007, do Ministério da Educação.

Grande parte dos cursos de graduação exigem do aluno uma determinada carga de créditos em atividades complementares.

Neste artigo falaremos em como os cursos online poderão se traduzir em uma excelente alternativa para se obter horas complementares para a faculdade de Psicologia, Direito, Administração, Marketing, Informática, nas áreas educacionais, de saúde etc., e te ajudar a se formar. Também abordaremos outras formas de conseguir créditos em atividades complementares. Antes, no entanto, é importante falarmos sobre esse tempo tão importante na vida milhões de pessoas, o período durante a graduação.

Sobre o período na faculdade

O tempo na faculdade é considerado por muitos como um dos melhores períodos da vida. Construímos e solidificamos amizades, aprendemos novos conceitos e muitas vezes passamos a enxergar o mundo de maneira diferente. Além disso, para muitos, é na faculdade que se iniciam os preparativos para o mercado de trabalho.

Sabemos, porém, que o período no curso superior não é formado somente por flores. Somando todos os anos, são centenas de textos para ler, diversas provas e trabalhos, seminários intermináveis, resumos e várias noites sem dormir. E se você, assim como eu, trabalha e estuda, as coisas ficam um pouco mais complicadas e o tempo passa a ser um temível adversário.

Por mais que os estudos na faculdade sejam, de certa forma, maleáveis e você possa se formar após o período previsto para o término do curso, chega um momento em que é preciso pendurar as chuteiras e partir logo para o mercado de trabalho. Quem insiste em prolongar esse tempo pode ter alguns problemas na hora de conseguir emprego em sua área.

A formatura na graduação pode ser encarada de várias maneiras, mas duas delas se destacam: como um alívio ou como uma grande preocupação. E para a segunda maneira, nada mais normal do que sentir aquele calafrio com o fato de que o seu tempo na faculdade está terminando. Afinal, outras responsabilidades te aguardam do lado de fora dos portões da universidade e as cobranças poderão ser maiores no pós-curso.

Mas calma, não se desespere, o melhor a ser feito é encarar que o mercado de trabalho espera por você e, nesse caso, aquele ditado que diz: não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, nunca fez tanto sentido.

Então, o que está impedindo a sua colação de grau? Olha, se você “garrou” em cálculo, geometria ou naquela disciplina chata sobre teoria política, devo te dizer que o melhor caminho é estudar para ser aprovado. Mas se você está precisando de créditos como atividade complementar, continue lendo este texto.

O que são atividades complementares?

É possível que você tenha vindo parar aqui sem saber ao certo o que são essas tais atividades complementares, por isso, trago uma importante informação do portal do MEC: “as atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.” E mais, essas atividades possuem carga horária flexível e cabe ao estudante o controle e gestão das mesmas.

Para facilitar, podemos dividir as atividades complementares em dois grupos: aquelas atividades que são realizadas dentro da própria instituição de ensino e as atividades realizadas externas à faculdade. Como atividades complementares internas, temos, por exemplo: iniciação cientifica, monitoria, participação nas semanas acadêmicas e palestras. Já como exemplo de atividade complementar externa, podemos citar: os workshops, as conferências, os congressos, os cursos livres de extensão e/ou atualização e até mesmo os estágios não obrigatórios.

Por lei, existe uma carga máxima de créditos em horas complementares que cada faculdade pode exigir dos seus alunos, no entanto, quem define a quantidade necessária, dentro desse limite, é a própria instituição. Por isso, é importante se informar junto ao colegiado sobre a quantidade máxima permitida. Normalmente 15 horas/aula na faculdade equivale a um crédito. O mesmo costuma valer para atividades complementares, ou seja, a cada 60 horas em um curso livre, você acumulará 4 créditos.

Agora que você já sabe o que é preciso para conseguir créditos a mais na faculdade, vou te dar uma dica matadora: cursos online!

Você sabia?

  • Que existem mais de 40 tipos de atividades complementares? Pois é! Elas estão divididas nestes grupos de atividades de: ensino; pesquisa e publicação; extensão, cultura e esporte; representação estudantil; inserção e capacitação profissional.
  • Cursos, palestras ou seminários cujo tema não tenha a ver com o conteúdo programática das disciplinas do curso de graduação não podem ser considerados atividades complementares?
  • Que atuar como mesário em eleições municipais, estaduais ou nacionais pode contar como atividade complementar?

Por que cursos online?

É simples, para quem já está atolado de trabalhos e provas, assumir mais um “posto” dentro da faculdade pode ser uma tarefa complicada. Como eu disse lá em cima, o tempo dentro da faculdade é bom, e faz bem aproveitá-lo ao máximo, mas se você está aqui lendo este artigo, é porque provavelmente você não tem tanto tempo sobrando para dar monitoria ou começar uma iniciação científica.

Outro bom motivo para se optar por cursos online está no investimento reduzido. Enquanto a participação em palestras ou workshops costuma ter um valor consideravelmente alto, o investimento em cursos online de 60 horas está em torno de 150 reais.

E quem garante que a minha faculdade aceita o certificado de curso online como horas complementares? Bom, essa pergunta é simples de se obter resposta, basta você levar esse questionamento ao colegiado do seu curso. Normalmente não há objeções quanto a essa questão, afinal, o ensino a distância está tão difundido que as próprias universidades disponibilizam disciplinas online aos seus alunos.

Base legal

E para que você fique mais tranquilo quanto à validade de um curso online eu lhe apresento a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prevê a existência de programas a distância e determina que os certificados e diplomas desses cursos tenham o mesmo valor que dos presenciais. Encontramos ainda, a seguinte informação no Art. 80 da LDB. “O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.”

Atividades complementares: perguntas frequentes

  • Existem atividades complementares prontas? Não. O que há são exemplos de relatórios de atividades complementares – um guia que serve como base.
  • Como fazer atividades complementares online? Cursos online de capacitação profissional e participação em programas de mentoria a calouros (ou de monitoria) na modalidade EAD são exemplos.
  • Como colocar atividades complementares no currículo? A regra é que as atividades sejam relevantes à vaga pretendida. Intercâmbio, participação em centros acadêmicos e criação de uma empresa junior, por exemplo, devem constar principalmente em currículos de jovens profissionais
  • Há exemplos de cursos para atividades complementares? Sim, qualquer curso que se relacione à sua área de estudo. Por exemplo, se for Administração você pode fazer cursos de gestão de pessoas, empreendedorismo, sustentabilidade, planejamento estraégico e muitos outros.

E tenha em mente: as atividades precisam ter correlação com a sua graduação. Além disso, é necessário comprovar seus estudos através de um certificado. Por isso é muito importante pesquisar antes sobre a instituição a qual você irá fazer cursos ead. Nunca é demais lembrar que certificados rápidos podem significar um mal investimento.

E você, se sente pronto para o mercado de trabalho? Possui algum receio em deixar a faculdade? Está precisando de alguma atividade complementar em sua formação? Compartilhe conosco nos comentários.

Fique atento!

Não basta apenas decidir que vai fazer uma atividade complementar, escolher uma carga horária e depois apresentar a comprovação. Tudo deve ser previamente acordado com a Coordenação de Atividades Complementares. É preciso que você faça um requerimento e a coordenação autorize. Com relação à comprovação, depende exclusivamente do tipo de atividade. Cursos online, por exemplo, é o certificado de realização com a carga horária atribuída.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.