Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

É muito importante entender como usar o fio dental da forma correta

saude-bucal-02-1

Muitas pessoas se sentem perdidas ao começar a utilizar o fio dental, é normal. Porém, não podemos esquecer que seu uso é muito importante para a higiene dos dentes. Muitos ainda não sabem como usar o fio dental da forma correta.

Entenda por que e como usar o fio dental diariamente

Quando pensamos em saúde bucal, o que primeiramente nos vem a cabeça é a escovação. Porém, o uso do fio dental junto da escovação complementa, deixando a limpeza mais eficaz. Com o fio dental, é possível eliminar placas bacterianas e restos de alimentos que ficam presos entre os dentes. Além disso, seu uso correto pode prevenir cáries e gengivite (inflamação na gengiva).

Importante saber, para quem não está acostumado a usá-lo, no início pode sangrar um pouco e doer, mas é importante transformar o seu uso diário em hábito. Aos poucos o sangramento e a dor diminuem.

##lista_curso##

Você sabe como usar fio dental corretamente?

Embora seja comum associar o uso do fio dental a um processo complexo e difícil, o seu manuseio é fácil e rápido. É necessário que crianças criem o hábito de usar fio dental desde cedo para que continuem quando chegarem à fase adulta.

O fio dental deve ser colocado entre os buracos dos dentes para retirar restos de resíduos que ficam presos por lá, cuidando para não machucar a gengiva. Se ainda estiver com dúvidas sobre como usar fio dental corretamente, procure por um especialista da área, ele saberá lhe ensinar. 

Uma das dúvidas recorrentes é: usar fio dental quantas vezes por dia?

Você já deve ter ouvido pessoas perguntarem: usar fio dental quantas vezes por dia? A resposta é quantas vezes você achar necessário, sendo indicado pelo menos uma vez ao dia. Porém, o ideal é que seja usado sempre junto da escovação, para que a limpeza dos dentes seja um processo completo.

Para quem está cansado de sempre utilizar o fio dental com os dedos e está encarando dificuldades neste processo, saiba que existe o passador de fio dental. É um instrumento que se parece com uma agulha e que auxilia o uso do fio dental por quem utiliza algum tipo de aparelho ortodôntico. Poucas pessoas sabem o que é e como usar o passador de fio dental, vamos explicar.

Como usar o passador de fio dental?

O fio é colocado no buraco do passador de fio dental, da mesma forma que você colocaria uma linha em uma agulha. Após isso, passe a agulha por baixo do fio do aparelho ortodôntico e em seguida passe o fio dental no intervalo entre os dentes.

Como usar o fio dental com um irrigador oral?

Este instrumento é uma complementação do fio dental. Ele auxilia na limpeza bucal, porém é importante que seu reservatório seja limpo regularmente, para que não haja contaminação por bactérias. Ele atira um fluxo de água para dentro da boca, que ajuda a remover sujeiras e resíduos que ficam entre os dentes.

Usar fio dental antes ou depois da escovação?

 Ele deve ser utilizado diariamente e jamais deve substituir a escovação, mas sim, complementá-la. Com ele, é possível alcançar determinados lugares em que a escova não alcança. O fio dental pode ser utilizado antes ou depois da escovação, a ordem não faz diferença.

##lista_vantagens##

Lembre-se!

Sempre empurre o fio dental contra a lateral do dente, assim fica mais fácil remover as placas. Mesmo que sangre um pouco, não diminua o hábito, conforme o tempo, os sangramentos serão menos recorrentes. Se o sangramento não diminuir e houver dor, procure um dentista.

Ficou interessado em saber mais sobre como usar o fio dental? Esse, entre outros assuntos, estão disponíveis no Curso Online Auxiliar em Saúde Bucal.  
Além disso, você pode aprender mais sobre outros assuntos da área da saúde no nosso portal , inscreva-se no portal do Educamundo. Nele você irá encontrar várias opções de cursos online disponíveis. Para quem está precisando complementar a carreira profissional, com um investimento de apenas {preco_matricula} por ano (Pacote Master)  há muitas opções de cursos online com certificado.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.