Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos online para aprender música: 6 melhores opções para fazer agora

236_musica-02-1

Aprender música traz muitos benefícios como melhorar a concentração, a capacidade de memorização, as habilidades de gestão de tempo e, principalmente, acalma e alivia o estresse. Aprender a tocar um instrumento musical também auxilia com a socialização e trabalha aspectos como timidez e medo de se apresentar em público.

Pessoas que não gostam de música: elas existem? Acreditamos que não, pois é difícil não se identificar com uma canção, independente de estilo e de nuances interpretativas. Tem sempre um som que tocará alguém, seja para alegrar, animar, deprimir, entre muitos sentimentos. E, enquanto tem gente que prefere só ouvir, muitos amam tanto que buscam até se especializar nessa área, seja tocando um instrumento por conta própria, assistindo um tutorial, lendo manuais ou fazendo cursos online para aprender música, um método prático e rápido para se certificar e qualificar nesse ramo tão incrível.  

Se você está nesse grupo, vamos te ajudar nesse objetivo. Selecionamos os 6 melhores cursos online em música do Educamundo que farão toda a diferença em sua formação e ''darão um up'' em suas metas. São ótimas opções para estudar naquele momento aconchegante, no conforto de casa, sem precisar frequentar um curso de música presencial. Está curioso? Confira a lista.

Teoria Musical Básica 

Já dizia Platão que ''nada mergulha mais fundo no cerne da alma do que os ritmos e harmonias musicais, permitindo acalmar os desequilíbrios emocionais e dominar as manifestações somáticas dos afetos e paixões''. Não é à toa que desde os primórdios da humanidade a música é usada como um dos melhores métodos complementares à Educação, inerente à reflexão humana sobre diversos assuntos e abordagens. Seu papel vai muito além do que imaginamos e há razões psicológicas impressionantes quando se trata desse universo, considerado até mágico por muitos especialistas. Fazer e aprender música não é uma tarefa fácil, mas encanta e deixa qualquer iniciante inspirado para saber cada vez mais.

Por isso, o primeiro passo para quem quer enveredar por esse caminho é entender a teoria musical desde o início, com todas suas características, notas, ritmos, harmonias, compassos, orquestração, noções de espaços suplementares, além de uma série de recursos que formam essa arte fascinante e atraente, indicada até para seu estudo e no aumento da produtividade. 

Essa contextualização é importante para apresentarmos o primeiro curso de música de nossa lista, o Curso Online Teoria Musical Básica. Por tudo o que falamos, não é à toa que seja o maior destaque do Educamundo, justamente porque tem um conteúdo amplo e de fácil assimilação, deixando muitas pessoas animadas e dispostas a saber cada vez mais sobre o assunto. Quando começamos a entender algo que agrada tanto, é comum querer ‘’mergulhar’’ e descobrir novas informações, que estão sempre presentes nos cursos EAD do portal.  

Depois que você fizer essa aula de música com todos os dados sobre o tema, do seu surgimento até sua importância para a vida humana, estará preparado para os demais cursos online com certificado do nosso Top 6, que agregarão conhecimento e te farão um verdadeiro expert para alçar voos ainda mais altos. Incrível, não é? 

##lista_curso##

Curso Prático de Teclado 

Em uma vasta opção de instrumentos musicais que encantam, cada um com suas possibilidades de reproduzir sons que emocionam, o teclado está entre os mais admirados e aclamados. Não importa o estilo musical que você goste – seja rock, gospel, techno, sertanejo -, são poucos os estilos que não contam com um teclado para fazer o acompanhamento musical e gerar ritmos cativantes, manipulado sempre por um profissional que precisa ter uma técnica próxima à perfeição. 

Para atingir esse status, é imprescindível treinar sempre, conhecendo o instrumento na teoria e na prática, com a noção de cada arpejo, velocidade, postura e coordenação no seu uso, além da percepção que um iniciante vai assimilando aos poucos na aula de música que os cursos a distância podem oferecer. 

Só para citar, entre os maiores tecladistas do mundo estão Rick Wackeman, da banda Yes, e Geddy Lee, do Rush. Eles são considerados grandes inspirações para quem busca se especializar nesse ramo e, se você ainda não conhece, vale a pena ouvir algumas canções desses grupos para notar o quanto esse instrumento é essencial em diversas composições. No mais, outra dica de especialização é fazer o Curso Online Curso Prático de Teclado, que dispõe e materiais atualizados e tópicos básicos e avançados sobre o assunto.

Se você não tem ideia de como comprar seu primeiro teclado, ainda não sabe como aprender música por meio desse dispositivo e quer tocar em diversos níveis, é uma ótima alternativa para começar. Seja para se entreter ou profissionalizar, os cursos online com certificado garantem qualificação essencial para se tornar um expert nesse instrumento, com a mesma qualidade, dicas e referências de uma aula de música presencial. Os iniciantes podem aproveitar uma opção prática, cômoda e eficiente para estudar em casa e, quem sabe, até se tornar o tecladista de uma banda profissional. Nada mal, não é?

Dica:

  • Se você quer muito aprender música e tem uma agenda atribulada, deve saber como fazer aula de música online e ter a liberdade de estudar nos momentos adequados. Um curso de música a distância é a opção perfeita: você realiza seu sonho, encaixa os estudos em seu tempo disponível e tem as aulas sempre à disposição, para revisar e fixar os conteúdos.

Curso Online História da Dança 

É impossível falar de música e não pensar na dança, um exercício fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. Parte de manifestações históricas e culturais, revela uma diversidade de benefícios: ajuda na socialização, redução do estresse, aumento da autoestima, no emagrecimento e bem-estar, previne a depressão e, melhor que tudo isso, é extremamente democrática, para pessoas de todas as idades e realizada de diferentes formas.  

Não é obrigatório ter música para dançar, mas é fato que, quando há aquele som maravilhoso rolando, fica bem atrativo levantar da cadeira e começar a ensaiar uns passos. Nesse caso, não há limitações de estilo, o objetivo é se divertir e se sentir bem, seja com os amigos, pais, filhos, em qualquer lugar apropriado para se libertar e deixar a emoção tomar conta.  

E, mais do que praticar sempre, muita gente acaba ficando tão encantada que pensa em aprender mais sobre o universo das danças, considerando seu contexto histórico, papel social, as vantagens reais e os tipos de danças mais convencionais. Já que essa bagagem é importante, sobretudo de modo preliminar para se especializar no ramo, uma boa ideia é fazer o curso de música Top 3 da nossa lista.  

No Curso Online História da Dança, todos os tópicos são esclarecidos com um método de fácil compreensão. Você entende o que é dança e que ela vai muito além do que imaginamos, por isso, é inerente a qualquer pessoa/cultura. Os cursos EAD são ótimos para compreender os quesitos teóricos e como usá-los na prática. Quem sabe as metas não crescem e você se torna até um profissional para dar aulas de dança por aí? Basta se dedicar e ter força de vontade para alcançar esse objetivo. 

Curso Online Curso Prático de Baixo Elétrico – Nível Básico 

Já falamos aqui do teclado e, com certeza, você deve ter ficado motivado para saber mais sobre esse instrumento e suas peculiaridades. Agora, se ainda está em dúvida e quer conhecer outros modelos, o que não faltam são opções inspiradoras, como o baixo elétrico, que parece subestimado por muita gente, mas sem ele muitas bandas não fariam sucesso.

O papel do baixista em um grupo é tão importante quanto dos outros profissionais. Em complemento à guitarra, dá todo aquele ‘’peso’’ e clima de uma composição. Quem já tem noção de música sabe que a diferença é estrondosa na estrutura de uma canção com e sem a presença do baixo elétrico. E, mais do que isso, é necessário que a pessoa responsável pelo instrumento tenha conhecimento e seja boa no que faz.  

Sendo assim, tornar-se um baixista de excelência não é uma tarefa difícil, desde que você esteja disposto a aprender com uma série de conteúdos disponíveis tanto na internet quanto em uma escola de música. No primeiro caso, além do Curso Online Curso Prático de Baixo Elétrico – Nível Básico, o quarto da lista, você pode fazer outros cursos a distância que dão toda a noção preliminar e avançada a respeito desse apetrecho.  

Os iniciantes que não têm ideia de como comprar um baixo, como aprender música com esse instrumento e praticar as técnicas básicas não precisam mais se preocupar em procurar uma opção de confiança e que realmente agregue conhecimento. Com os cursos de aprimoramento do Educamundo e um treinamento frequente, dá para se qualificar e atingir um ótimo status em longo prazo, para chegar no nível dos maiores baixistas do mundo. Todo mundo é capaz, por que não começar a estudar agora? 

- Z

 

 

Curso Online Curso Prático de Violão Básico

 

Muitas pessoas que querem aprender música logo pensam um dos instrumentos mais clássicos e populares do mundo: o violão. Não dá para deixar de lado sua importância em nossa cultura e para praticamente todos os estilos, do samba ao heavy metal. Tanto para aqueles que desejam seguir carreira na área, quanto as pessoas que só querem se entreter, é o modelo mais escolhido e comum e fácil de tocar.

Quem nunca foi a uma reunião de amigos, em um barzinho, em um parque ou nas noites praianas e se deparou com aquele indivíduo que tem um violão sempre do lado e pronto para animar a galera com canções que todo mundo ama? Pois é, esta é uma ocasião muito legal e que deixa muitas pessoas animadas e nostálgicas. Esse momento inspira para procurar uma escola de música ou algum outro meio que ensine a tocar esse instrumento de modo rápido e prático.

Além disso, muitas escolas também usam esse instrumento na musicalização infantil (conteúdo obrigatório por lei nas instituições), já que as crianças aprendem mais fácil com ele. Com orientação, estímulo e algumas dedilhadas, já se tem noção de como é fácil fazer um som. Dá para ver o quanto um violão acaba fazendo diferença na vida de muita gente, dos pequenos aos adultos, não é mesmo?

Não é à toa que o Top 5 de nossa lista é o Curso Online Curso Prático de Violão Básico, um guia completo sobre esse instrumento tão inspirador. Nesse curso, há um material completo teórico e prático, para começar a tocar violão como um profissional, aprendendo a afinar, escolher o melhor modelo, tocar a primeira canção, entre outras informações que agregam muito na formação.

É interessante imaginar que rapidamente você pode se qualificar e buscar novos caminhos para fazer da música algo recorrente em sua vida, passando de ouvinte para especialista. Aprender a tocar violão com cursos a distância é uma opção bacana e que todo mundo pode investir tranquilamente, investindo pouco e assimilando muito conteúdo!

Curso Online Curso Prático de Guitarra – Básico/Intermediário

Já que estamos falando em aprender música com cursos EAD, é essencial citar outro instrumento tradicional e popular. Assim como o violão, a guitarra também encanta muitas pessoas, tanto aqueles que amam rock quanto outros estilos, já que ela é versátil e usada em diversas composições. Se você sempre quis tocar guitarra, com os planos ambiciosos até de formar uma banda, é primordial saber tudo sobre esse apetrecho.

Você pode se inspirar em muitos guitarristas famosos, como Steve Vai, Keith Richards (da The Rolling Stones), Ritchie Blackmore (Deep Purple), Eric Clapton, entre outros, que impressionam pela habilidade, personalidade e técnica ao dominar esse instrumento. Para alcançar o status de melhores do mundo, eles passaram por muitos desafios, mas se dedicaram para se tornarem verdadeiros especialistas.

Assistir uma apresentação desses ‘’gênios’’ serve de incentivo para muitas pessoas que gostam e querem ter noção de como tocar guitarra, seja em um curso de música ou conferindo uma série de materiais para entender passo a passo. Para isso, guias explicativos são essenciais, como os presentes no Curso Online Curso Prático de Guitarra – Básico/Intermediário.

O número 6 do ranking mostra de forma simples e eficiente pontos interessantes, como a trajetória da guitarra elétrica no Brasil, ferramentas e técnicas para aprender a tocar guitarra, além de dicas de desenvolvimento e compra de um bom modelo. É ideal para quem é leigo e quer compreender do básico até o intermediário, para ir se qualificando e, com o tempo, tornar-se até um músico renomado.

Nada melhor que aproveitar o tempo livre para saber mais sobre aquele instrumento que nos encanta, seja um teclado, baixo, violão, guitarra, ou qualquer outro que cria aquela identificação imediata. O máximo de aprender música, seja com tutoriais ou cursos online, é que não há limites para querer saber mais e mais, justamente porque é uma área encantadora e que faz bem para o corpo e a alma.

##lista_vantagens##

Momento curiosidade:

  • 5 fatos curiosos sobre música:
  1. Você sabe quando uma música “gruda”, não sai da cabeça e nos faz passar horas e mesmo o dia todo cantarolando? Esse fenômeno tem um nome, chama-se “coceira cognitiva” (ou coceira no cérebro) e earworm (verme de ouvido) em inglês. Segundo estudiosos, a única maneira de aliviar a comichão cognitiva é a repetição da música ou melodia.
  2. A música é uma das poucas atividades que utilizam e estimulam todo o cérebro. Por isso, estudar música com regularidade provoca alteração na estrutura do cérebro. Nesse movimento, nas conexões entre os neurônios ocorre a alteração ligada à aprendizagem.
  3. A resposta do cérebro à música é igual à resposta que ele dá quando comemos, ele libera dopamina, a substância que permite que se sinta prazer em determinadas coisas.
  4. Aprender a tocar um instrumento musical promove melhorias na coordenação motora e no raciocínio.
  5. Refrões repetitivos são o segredo para o sucesso de uma música: isso explica por que jingles e algumas músicas não saem de nossa cabeça. Explica também o que citamos no fato número 1, a “coceira cognitiva”.

Que tal se tornar um multi-instrumentista e aprender música em cursos online?

Se você se encantou com cada tópico do nosso Top 6 cursos online em música e está com aquela vontade de fazer todos, temos uma ótima notícia! Dá para estudar cada um deles investindo um valor único, sem precisar se preocupar com mensalidades e outros custos recorrentes de uma escola de música ou aula presencial. Este valor é referente à sua matrícula e você poderá ter acesso aos cursos por UM ANO. Sim, no Educamundo você conta com esse diferencial incrível e pode aprender tanto sobre a área musical quanto outra de seu interesse.

Os cursos online com certificado estão em alta e facilitam a vida. Você pode aproveitar seu tempo se especializando e quem sabe até tornar-se um multi-instrumentista no futuro. Opções não faltam e todos os cursos EAD contam com uma estrutura completa e atualizada para uma formação impecável. Para isso, basta se inscrever agora. Que tal?

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre música e como ela é fundamental para nossa vida. Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário no artigo. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.